Domingo, 28 de maio de 2017.
Notícias
Atualizada em 10/07/2013
Governo de Sergipe inicia reforma dos Arcos da Orla da Atalaia
Além dos Arcos todo o complexo que o envolve será reformado. O governo está investindo na reforma um valor superior a R$ 365 mil, recursos do próprio Estado
Fotos
O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), está reformando um dos principais cartões postais de Sergipe: os Arcos da Orla de Atalaia, em Aracaju. O monumento é muito visitado pelos turistas que passeiam na capital.

Além dos Arcos, todo o complexo que o envolve será reformado: as muretas, o escritório da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e o Posto de Informações Turísticas. O paisagismo do local também será reforçado e as jardineiras terão sua altura reduzida. O Governo está investindo na reforma um valor superior a R$ 365 mil, recursos do tesouro do próprio Estado.

A reforma, que foi iniciada há duas semanas, tem o prazo de 150 dias para ser concluída e segue no ritmo previsto. A princípio, estão sendo retiradas todas as pastilhas antigas que já estavam ficando danificadas, para que sejam substituídas. Após a colocação das novas pastilhas será feita a reforma no interior dos dois prédios que fazem parte do complexo, onde serão trocadas as portas e reformadas as escadas. Será necessária também uma nova pintura, já que alguns pontos encontram-se pichados.

De acordo com o secretário da pasta de Infraestrutura, Valmor Barbosa, a ação é mais uma orientação do governador Marcelo Déda. “O governador Déda já havia solicitado que eu tomasse providências para recuperar aqueles espaços turísticos e de lazer. É como afirmei em outra ocasião, desde o início do primeiro mandato, Déda tem orientado os auxiliares para que preservem e zelem pelos equipamentos e espaços públicos, independentemente do governante que tenha realizado a obra”.

Constantemente são feitas manutenções para preservar a beleza do local, mas a ação frequente de vândalos dificulta o trabalho do Governo do Estado na preservação deste importante monumento, além disso, outros pontos bastante visitados da orla, a exemplo do “Maravilhoso Mundo da Criança” e das quadras de esporte também tem sido alvo de depredação.

A turista Nélia Ruth, de 25 anos, moradora do Rio de Janeiro, está visitando Sergipe pela primeira vez e fez questão de conhecer a Orla da Atalaia e destacou a beleza do lugar: “É a primeira vez que visito Sergipe e gostei muito da Orla. Esses Arcos são bem interessantes, vou voltar à noite para tirar foto.” Nélia também ressaltou a importância da reforma: “A reforma será muito importante, porque irá ajudar na conservação dos Arcos e de todo o complexo e reforçar ainda mais a beleza do lugar”.
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.