Portal do Governo | Agência de Notícias Acessibilidade A- A+  |    Alto Contraste
   
   
 
 
Sábado, 15 de dezembro de 2018.
Notícias
Atualizada em 28/11/2018
Proinveste: Governo do Estado revitaliza centro comunitário do Bairro São Carlos
Fotos
Objetivando elevar a auto-estima dos moradores e proporcioná-los um lugar adequado para a realização de atividades variadas e eventos sócio-culturais, o Governo de Sergipe por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) revitalizou o centro comunitário do Bairro São Carlos, na Zona Oeste de Aracaju.
Localizado no número 222 da Rua Presidente Jânio Quadros entre a BR 235 e a Avenida Santa Gleide, o espaço recebeu investimentos na ordem de R$ 231.743,35, oriundos do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados (Proinveste) e foi completamente reformado, não lembrando em nada a antiga edificação.

A obra
Com 345,50 m² de área construída, foram executados serviço geral de limpeza, reforma dos dois banheiros e do palco, retirada, lavagem e recolocação do telhado e a pintura do madeiramento da cobertura. Ainda fizeram parte da revitalização, a implantação de novos portões, esquadrias de ferro, madeira e alumínio, instalações elétricas, sanitárias, hidráulicas, revestimento cerâmico nos sanitários, sistema de instalação contra incêndio e pânico, instalação de placas indicativas, lâmpadas de emergências e luminárias na parte interna, aplicação de piso de alta resistência na parte interna e em concreto desempolado na calçada externa, além da pintura geral.

O direito à acessibilidade está assegurado com a construção de dois sanitários para portadores de necessidades especiais, quatro rampas de acesso na entrada principal e nas laterais, rampa de acesso ao palco com corrimão metálico e instalação de piso tátil.

Outro lugar
Morador das imediações, Jeferson Santos, 20 anos, diz que o lugar é outro. “Em nada parece aquele espaço feio, bagunçado, sem piso e que fazia vergonha. Agora sim, a comunidade terá um local adequado para realizar as festas do bairro”, declara o autônomo.

Residente há 37 anos nas proximidades do centro comunitário, Edvaldo Silva endossa as declarações do vizinho. “Olhando agora ninguém diz que é o mesmo lugar feio e que parecia abandonado. Toda a vizinhança está contente com essa obra, pois teremos um local descente para realizar festas para as crianças, idosos e toda a comunidade”, ressalta o beneficiário de 53 anos.

Também morando próximo ao centro comunitário, o autônomo Marcone Góes, frisa que a reforma agradou a todos. “Quando era criança eu e meus amigos jogávamos bola no centro, mas com o passar dos anos o lugar foi se deteriorando e praticamente estava abandonado. Agora o local está completamente diferente, ficou 100% melhor, faz gosto de se ver. Os moradores do bairro aprovaram essa reforma e estão satisfeitos porque teremos um espaço descente para realizar vários eventos”, afirma.

De acordo com o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a revitalização trará diversos ganhos para o bairro. “Não temos dúvidas de que o novo centro comunitário se transformará em um espaço não apenas para a realização de eventos socioculturais, o que por si só já é um grande incentivo, uma vez que está localizado em uma área de vulnerabilidade social, mas também servirá como ponto de apoio e incentivo à geração de renda e trabalho, pois, possui uma estrutura adequada para a promoção de cursos e oficinas diversas, estreitando assim os laços da comunidade e servindo de base para o desenvolvimento de atividades técnico-sociais”, enfatiza.


Texto e fotos: Alex Santiago
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro 13 de Julho - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2018 Seinfra. Todos os direitos reservados.