Terça-feira, 25 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 22/05/2013
Governo inicia obra de implantação do Espaço Zé Peixe
Serão investidos R$ 1.137.399,00, recursos do Governo do Estado. A previsão de conclusão é de 240 dias
Fotos
O Governo de Sergipe iniciou as obras para a implantação do Espaço Zé Peixe. O novo local de visitação pública irá funcionar no antigo Terminal Hidroviário na Avenida Rio Branco, Centro de Aracaju. Na construção que é realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) por intermédio da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop). Investimento é de R$ 1.137.399,00, com recursos próprios do Estado. Previsão de conclusão é de 240 dias.

A ideia de transformar o prédio do terminal em espaço cultural surgiu do governador Marcelo Déda em reunião com o secretário Valmor Barbosa, em agosto de 2012. Como o encontro aconteceu após alguns dias da morte de Zé Peixe, e diante das dificuldades em transformar o local num batalhão da Polícia Militar, o governador pediu ao secretário que elaborasse um projeto adequando o espaço em homenagem a Zé Peixe.

“A ideia do governador Marcelo Déda é preservar a memória e homenagear um dos heróis populares de Sergipe, o prático Zé Peixe. Ele foi um sergipano que teve uma relação quase que orgânica com o oceano e com o rio Sergipe. A coragem e o destemor dele somavam-se ao amor dele pela natureza. Foram algumas das qualidades destacadas pelo governador Déda para justificar o merecido reconhecimento”, relembrou Valmor.

O Espaço Zé Peixe terá dois pavimentos. No térreo serão quatro lojas, balcão de informações, lanchonete, hall, espaços abertos, administração, pequeno depósito, banheiros feminino e masculino e elevador para deficiente físico. Na parte superior haverá o Memorial e uma estátua de Zé Peixe, espaços abertos para circulação e contemplação, três jardineiras com bancos, dois pergolados, cafeteria, banheiros para deficientes físicos e um pequeno depósito.

Em frente ao prédio será construído um largo com o busto de Jackson Figueiredo como homenagem ao antigo nome do local. No momento os operários realizam demolições de paredes internas para as adequações e já iniciaram algumas paredes.
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.