Portal do Governo | Agência de Notícias Acessibilidade A- A+  |    Alto Contraste
   
   
 
 
Sábado, 15 de dezembro de 2018.
Notícias
Atualizada em 21/11/2018
Centro Especializado em Reabilitação chega à fase final
Fotos
Em breve, as pessoas com deficiência física, poderão contar com um amplo e moderno espaço para atendimentos multidisciplinar e especializado. As obras do Centro Especializado em Reabilitação IV – CER-IV chegam a sua etapa final, com 98% da obra já executada, o centro está prestes a ser concluído, faltando apenas poucos acabamentos. O investimento da obra é de R$ 25.742.354,47. O CER IV ocupará uma área total de 27.785 m², dos quais 7.176 m² correspondem a área construída.

Estrutura
O centro que está sendo construído pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) com execução da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop).
O CER IV funcionará atrás do Centro Administrativo, atrás do Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (CASE), no Centro Administrativo. Foram contemplados na construção os serviços de revisão geral da cobertura, revisão das instalações elétricas, revisão das instalações hidro-sanitárias, colocação de forro PVC, ampliação de revestimento cerâmico nas salas de aula, circulações e setores administrativos, revisão geral das esquadrias, implantação de rampas de acessibilidade, construção de pórtico e pintura geral do prédio.

Atendimento
O espaço terá capacidade de atendimento de 700 pacientes/mês e abrigará sala de acolhimento familiar, consultórios médicos (nas especialidades de pediatria, oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia e traumatologia, neurologia, neuropediatria e psiquiatria) e consultórios para atendimento com psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, enfermeiro, pedagogo e psicopedagogo. Uma oficina ortopédica para atender as demandas de órteses e próteses também contará no serviço.

O Centro contará, também, com uma sala multidisciplinar para avaliação do paciente por profissionais de várias especialidades; sala de avaliação auditiva com cabine para audiometria e salas de reabilitação virtual e multiuso para orientação e mobilidade do deficiente visual, terá sanitários masculino e feminino, adulto e infantil com fraldário, todos adaptados.

Os usuários contarão com brinquedoteca, auditório com sanitário feminino e masculino, biblioteca adaptada, brinquedoteca, sala de vídeo, campo de futebol, ginásio de fisioterapia ortopédica, piscina coberta e aquecida para pacientes em tratamento de hidroterapia e anfiteatro, contará também com estacionamento amplo para 96 veículos, 15 vagas para idosos, e 30 para pessoas com deficiência física.

“O prédio está praticamente concluído, faltando apenas a construção da Estação de Esgoto, prevista no segundo contrato, em janeiro a obra deverá ser concluída na sua totalidade e entregue”, explica Valmor Barbosa, secretário de Estado de Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano.

Valmor ainda diz “a preocupação da construção desta obra é para com as pessoas que precisam utilizar este centro, ele vai trazer saúde, bem estar e isso é fundamental para as pessoas. Esse centro, quando concluído, vai possuir toda a infraestrutura necessária para atender melhor as necessidades dos que o frequentarem, com todos os quesitos necessários, será uma obra referência na área e um grande espaço para inclusão e desenvolvimento das pessoas com deficiência”.

Por Amanda Melo
Fotos Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro 13 de Julho - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2018 Seinfra. Todos os direitos reservados.