Portal do Governo | Agência de Notícias Acessibilidade A- A+  |    Alto Contraste
   
   
 
 
Sábado, 15 de dezembro de 2018.
Notícias
Atualizada em 16/11/2018
Governador Belivaldo Chagas entrega reforma de escola em Arauá
Fotos
Definida como prioridade na gestão do governador Belivaldo Chagas, a rede estadual de ensino de Sergipe recebe ações diretas do gestor desde a última semana de outubro, quando foi aprovada emenda impositiva de R$ 69 milhões para área. Nesta terça-feira, dia 13, o governador esteve em Arauá para entregar reforma e ampliação do Colégio Estadual Manuel Bomfim, beneficiando 667 alunos e 47 servidores, entre professores e administrativos. Na ocasião, ele anunciou a implantação da gestão democrática na rede estadual de ensino.

“Coloquei a educação como prioridade do meu governo e não fiz isso antes, em época de campanha, porque o povo já está desacreditado em papo de político. Mas não vou poder fazer isso sozinho. Vou precisar da ajuda de todos: professores, alunos, pais, da comunidade. Vamos começar pela educação, porque se a gente avança na educação a gente melhora o todo, o conhecimento é muito valioso e reflete em todas as áreas. Veja que minha primeira ação depois das eleições foi justamente conseguir recursos para educação. Foi com essa bandeira que desembarquei em Brasília. Sou a favor da gestão democrática e vou colocá-la em prática. É preciso estudar a escola, estudo de caso, escola por escola, ver o que temos de excesso e falta de servidores nas nossas escolas, fazer o levantamento. É assim que se faz educação: com compromisso, não apenas inaugurando escola”, disse referindo-se ao modelo de gestão que propõe a participação da comunidade escolar (professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica e demais funcionários) em todas as decisões da escola.

Sobre a reforma, orçada em R$1.850.000,00, o governador pontuou o papel da gestão na recuperação das estruturas escolares e ressaltou o apoio da comunidade escolar na conservação do patrimônio público. “Arauá merece, a população merece, mas é preciso que todos nós façamos a nossa parte. Aqui tem um grêmio organizado para reclamar do secretário, para reclamar do governador, do diretor. Está faltando professor? Reclame! Porque eu sei que está faltando professor e a gente está trabalhando para colocá-lo no seu devido lugar. Sei que não é fácil. Por isso, faço aqui essa observação: é preciso que todos pensem da mesma forma. As responsabilidades do diretor da regional, do diretor da escola, da equipe diretiva são grandes para que tenhamos sucesso! Não dá mais para ficar escondendo professor em equipe técnica sem que ele vá para sala de aula”, declarou.

Reforma e ampliação
A reforma foi realizada pelo governo de Sergipe, por intermédio da Cehop (Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas), estatal ligada à Seinfra (Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano).

O projeto de requalificação da infraestrutura física do prédio escolar do Colégio Manuel Bomfim contemplou a execução de novas instalações elétricas e hidrossanitárias, de cabeamento estruturado e SPDA (sistema de proteção contra descargas atmosféricas) e instalação preventiva de combate a incêndio.

Todas as 13 salas de aula da escola receberam forro em PVC e novo revestimento cerâmico, que foram instalados, também, nos banheiros e áreas de circulação. Toda cobertura da unidade escolar foi revisada e o madeiramento foi envernizado e imunizado, e novas esquadrias em alumínio tipo basculante com grades para proteção foram instaladas.

A reforma contemplou a execução de paralelepípedos em toda área de estacionamento, a execução da calçada externa e dos passeios do prédio, inclusive nos acessos e ligações aos quiosques que foram construídos. A escola passa a ter o pórtico padrão das unidades escolares da rede estadual e novo gradil na fachada principal, além de estar agora totalmente adequada às normas técnicas de acessibilidade.

Além dos 1.822m² da área já existente, que foi reformada por completo, o governo estadual ampliou em mais 146m² o prédio da escola ao construir quiosques com mesas e bancos em concreto, novo banheiro e as casas de Gás, de Bomba e de Lixo. Ao final, toda escola recebeu nova pintura e foi urbanizado com plantio de gramas em placa.

“Os alunos vão contar com uma estrutura totalmente nova, uma escola moderna, com acessibilidade, reformada, mais espaçosa, e salas mais modernas, melhorando assim a estrutura oferecida para os alunos”, conclui Valmor Barbosa, secretário de Estado de Infraestrutura.
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro 13 de Julho - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2018 Seinfra. Todos os direitos reservados.