Terça-feira, 13 de novembro de 2018.
Notícias
Atualizada em 07/11/2018
Proinveste: Governo executa pavimentação granítica em 14 povoados de Itabaianinha
Fotos
Moradores de 14 povoados em Itabaianinha, a 118 Km de Aracaju, não escondem a satisfação com os serviços de pavimentação granítica que estão sendo executados pelo Governo de Sergipe por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra).

Com recursos oriundos do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados (Proinveste) a obra é dividida em dois contratos que beneficiam centenas de famílias em 14 localidades. O primeiro recebeu investimentos na ordem de R$ 1.492.674,87 e corresponde a 19.841,52 m² de pavimentação em paralelepípedo dos povoados Ilha do Jorge, Jardim, Lages, Matadouro, Muquém, Saco da Rainha e Travessão.

No segundo contrato, os investimentos são de 1.428.191,35 para a implantação de 19.022,01 m² de pavimentação nos povoados Aldeia, Barro Preto, Mumbaça, Poxica, Sapé, Tabela e Vermelho, perfazendo o valor total da obra em R$ 2.920.866,22.

Os serviços
Segundo o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, o percentual executado é de 50%. “Já concluímos os serviços nos povoados Aldeia, Jardim, Lages, Matadouro, Muquém, Mumbaça, Poxica e Vermelho, estamos com equipes de profissionais finalizando os serviços nos povoados Sapé e em duas vias no Povoado Ilha do Jorge, iniciamos nos povoados Saco da Rainha e Tabela e por fim pavimentaremos algumas vias nos povoados Barro Preto, Travessão e em mais 9 vias do Povoado Ilha do Jorge”, detalha.

Aprovação
Morador de uma das ruas do Povoado Jardim, cuja pavimentação soma 1.128,89 m², o pedreiro Cláudio de Jesus, 42 anos, declara que a obra agradou a todos. “Vivíamos na lama e na poeira, em épocas de chuva a correnteza tomava conta da frente das casas e era muito ruim para trafegar. Não há um só morador que não tenha aprovado essa pavimentação”, declara.

Residente em outra rua do povoado, Nilda Maria dos Santos endossa as afirmações de Cláudio. “Dava tristeza morar aqui, bastava um dia de chuva forte para a rua ficar intransitável. Muita lama, correnteza, as pessoas escorregavam muito. Quando alguém adoecia era ainda pior, pois, os carros não chegavam até a casa de quem estava doente e era complicado fazer o transporte de quem necessitava. Posso dizer que estamos no paraíso”, afirma a dona de casa de 50 anos.

Povoados Aldeia e Poxica
No povoado Aldeia, a pavimentação totaliza 4.394, 10 m² e beneficiará as Ruas 1 e 2, duas longas vias onde residem aproximadamente 50 famílias. Moradora de uma delas desde que nasceu, Luana Rodrigues Santos, 22 anos, diz que a população do povoado está muito satisfeita. “Era muita poeira no verão e lama e poças de água demais no inverno, ninguém tinha vontade de sair de casa. Agora, além de podermos andar tranquilamente, dá para ficar mais tempo com portas e janelas abertas sem se preocupar com o incômodo da areia trazida pelo vento”, revela.

Povoado muito importante do município, a pavimentação no Poxica beneficiou quatro vias, totalizando 3.146,03 m² e causou satisfação a todos os moradores. Pai de 14 filhos, Antonio Olinto diz que há muito tempo a obra era aguardada. “Melhorou demais a nossa convivência aqui, acabou a lama e a poeira diminuiu muito mesmo, estamos por demais satisfeitos”, reitera.

Para a conterrânea do autônomo, Josefa dos Santos, a pavimentação transformou o local. “Moro aqui desde que nasci e posso dizer que os últimos anos foram os piores. Mais casas, a rua é passagem para outros povoados e com isso o movimento era maior, o que aumentava a poeira e em épocas de chuva a lama, já que muitos carros pesados passam por aqui e aí cavam poças, sendo que a gente era obrigada a cavar regos para a água não invadir as casas. Hoje já podemos ficar com as portas abertas e ficamos livres do incômodo. Não existe um morador que não esteja feliz com essa obra”, frisa a dona de casa de 48 anos e mãe de 7 filhos.

Valmor Barbosa ressalta que as ações do Executivo Estadual independem da dimensão geográfica. “Para o governador Belivaldo Chagas, não existe fronteiras para as intervenções urbanas, elas vão onde o povo está e necessita. Além de modificar o aspecto das ruas, a pavimentação granítica de uma via pública traz comodidade aos transeuntes, proporciona o bem-estar coletivo para seus moradores, uma vez que, livres de problemas ocasionados pelo excesso de lama durante o inverno e de poeira no restante do ano, a base salutar para a convivência diária se fortalece e, com isso, a melhoria nas condições de saúde se tornam evidentes”, enfatiza.

Por: Alex Santiago
Fotos: Davi Alveolos e Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro 13 de Julho - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2018 Seinfra. Todos os direitos reservados.