Segunda-feira, 22 de outubro de 2018.
Notícias
Atualizada em 21/05/2018
Governador assina ordem de serviço para retomada das obras de reforma e ampliação do Centro de Convenções
Fotos
Na manhã da segunda-feira, 21, o governador Belivaldo Chagas, acompanhado por vários secretários de Estado, parlamentares estaduais e municipais e diversas autoridades, assinou a ordem de serviço que autoriza a retomada das obras de ampliação e reforma do Centro de Convenções de Sergipe, Ministro José Hugo Castelo Branco (CCS).

Tendo investimentos na ordem de R$ 19.314.300,42, provenientes do Ministério do Turismo e da contrapartida do Governo Estadual, a obra fará com que o Estado consiga captar grandes eventos e se torne mais representativo no turismo de negócios em todo o Nordeste, uma vez que ampliado, o espaço contribuirá significativamente para a economia local, visto que, segundo dados, o turista que visita o estado para participar de eventos e convenções gasta 125% a mais do que um turista de lazer.

De acordo com o governador Belivaldo Chagas, a reforma fortalecerá o turismo e a economia. “É uma obra que a população e o trade turístico estavam na expectativa, pois a partir dela teremos condições de realizar diversos eventos voltados para os negócios que atraem muitos visitantes. O novo centro de convenções terá capacidade para receber até 4.600 pessoas e as obras serão retomadas por uma construtora que tem condições de iniciar e entregar dentro do prazo que estamos esperando”, declarou.

Esclarecimentos
Segundo o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a obra iniciada em 2015 foi interrompida algumas vezes por diversas questões. “O Governo de Sergipe relicitou, porém, a empresa não teve condições de dar sequência por vários problemas, inclusive no início da obra houve uma demora muito grande nos repasses do Governo Ferderal que perduraram oito meses e, a empresa alegou ter feito uma compra muito grande da parte de equipamentos e materiais e não pôde dar continuidade aos serviços, tanto é que a rescisão foi feita de maneira amigável” explicou.

Ele revelou outros detalhes do processo. “A nova licitação contou com a participação de várias empresas, tendo como vencedora a Sercol Saneamento e Construções. Foi feita uma análise da licitação pela Caixa Econômica Federal e ao final da conclusão, a Secretaria de Estado do Turismo fez a contratação, cabendo à Seinfra fazer a licitação e junto com a Cehop fiscalizar a obra. Na primeira parte, foram executados 25% dos trabalhos e, com essa nova licitação, vários serviços que não foram contemplados por conta dos recursos que, na época não existiam, serão realizados, sendo que a previsão é de que possamos concluí-los até o primeiro semestre do ano que vem”, ressaltou.

Valmor Barbosa se mostrou confiante com a retomada dos serviços. “A empresa ganhadora tem condições de executar a obra e possui uma expertise muito grande em obras desse porte. Foi a mesma que construiu o magnífico ginásio poliesportivo de Itabaiana. Estou muito otimista e tenho certeza de que iremos superar o tempo perdido com um cronograma acelerado das obras, concluí-las e, no próximo ano, possamos entregá-la aos sergipanos”, frisou.

Por Alex Santiago
Fotos: Jorge Henrique
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro 13 de Julho - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2018 Seinfra. Todos os direitos reservados.