Domingo, 27 de maio de 2018.
Notícias
Atualizada em 30/04/2018
Governo conclui escola profissionalizante em Umbaúba
Fotos
Qualificar os jovens do ensino médio nas mais diversas áreas de atuação profissional em conformidade com a economia vigente de cada município e região, ofertando-lhes cursos que os habilitem a entrar no mercado de trabalho com a experiência exigida, são diretrizes executadas pelo Governo de Sergipe que por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) e a Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (CEHOP) concluiu o Centro Estadual de Educação Profissional Ulisses Guimarães no município de Umbaúba a 98 km de Aracaju.

Edificada na Rua 1º de Maio (Estrada da Guararema) a unidade profissionalizante recebeu investimentos na ordem de 12.050.000,20, oriundos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do programa Brasil Profissionalizado e possui 5.600,00 m² de construção em uma área total de 14.800 m².

O centro de educação profissional
Voltada aos cursos técnicos de modelagem e vestuário, a unidade de ensino profissionalizante está edificada em dois pavimentos interligados por duas escadas convencionais, uma ampla rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, além de um elevador. Sua estrutura é composta por três blocos. O pedagógico é composto por 12 salas de aula, biblioteca de 190 m², laboratórios de química, biologia, física, informática, línguas e matemática e dois laboratórios especiais, cada um com 240,00 m², além de uma ampla biblioteca.

O bloco administrativo possui salas de direção, professores, coordenação pedagógica e de estágio, reprografia e secretaria. O bloco de serviços possui refeitório, cozinha industrial, cantina, despensa e DML, além de uma bateria de sanitários para ambos os sexos nos dois pavimentos.

Visando facilitar a interação entre os alunos e ampliar as atividades educacionais foram construídos um anfiteatro na área externa, uma quadra poliesportiva coberta de 860,00 m² com duas arquibancadas em três níveis, coordenação de educação física, depósito de material esportivo, vestiários masculino e feminino, além de um auditório com forro acústico e capacidade de 200 lugares.

A pavimentação da área externa foi construída em bloco de concreto intertravado e tem estacionamento com capacidade para 35 veículos de passeio, espaço exclusivo para motocicletas e bicicletário. Ainda no espaço externo foram construídas casas de gás e de lixo, uma subestação de energia para a instalação de um transformador de 300 kVA e um castelo d'água composto por reservatório elevado e enterrado, com capacidade para 59 mil litros.

O projeto paisagístico contempla oito canteiros, três instalados entre os dois pavimentos e cinco na área externa em que foram plantados 2.800 m² de grama verde-esmeralda e várias unidades de plantas nativas da região, além de possuir um moderno sistema de irrigação.

A acessibilidade segue rigorosamente a norma padrão e contempla todos os ambientes, que vai desde a entrada com a rampa de acesso com guarda-corpo metálico, passando pelas escadas tradicionais, rampa de interligação entre os dois pavimentos, elevador, aplicação de piso tátil de alerta e direcional, placas indicativas em braile em todos as salas e ambientes de serviços, além de mapas táteis com representações gráficas em braille e texto ampliado em relevo, cuja função é sinalizar e orientar as pessoas com deficiência visual a se deslocarem para qualquer uma das dependências.

A iluminação é composta por modernas luminárias e luzes de emergência em todos os ambientes, 25 postes na área externa, sendo 11 de 16 metros. Para dar maior segurança ao corpo docente e discente, foi instalada uma rede de combate a incêndio com hidrantes e extintores estrategicamente distribuídos e sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), bem como saídas de emergência na quadra de esportes.

Futuro promissor
Segundo o prefeito de Umbaúba, Humberto Costa, o centro profissionalizante dará um salto na qualidade educacional no município. “Esta escola permitirá que jovens e adultos tenham um ensino de qualidade, que lhes garanta a possibilidade de ascensão social, uma vez que muitas pesquisas descrevem a necessidade de se educar os alunos e jovens para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, onde possam formar uma mentalidade adequada para atender as mudanças do mundo atual, visto que a demanda por profissionais capacitados e especializados é grande, e somente e exclusivamente, a educação atrelada ao ensino profissionalizante pode proporcionar isso”, afirma.

De acordo com o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a construção do centro vocacional demonstra a preocupação do Governo do Estado em contribuir para o progresso. “A implantação dos centros profissionalizantes voltados ao aperfeiçoamento da economia local contribui crucialmente não apenas na área educacional, mas, sobretudo para o desenvolvimento econômico não apenas da cidade onde ele é construído, como também dos municípios vizinhos”, explica.

Ele acrescenta que esse tipo de intervenção fortalecerá a capacidade técnica dos munícipes. “É comprovado que o ensino profissionalizante tem crescido nos últimos anos, e, o fato de Umbaúba e cidade próximas como Itabaianinha e Tobias Barreto estarem vocacionadas para a indústria têxtil e, muito em breve dispor de um centro profissionalizante específico nessa área fará da região uma vitrine no assunto, pois, formará profissionais qualificados, reduzirá a evasão escolar, uma vez que associados ao ensino médio, os cursos profissionalizantes sinalizam um futuro promissor aos jovens, bem como fomentará o desenvolvimento econômico”, avalia.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro 13 de Julho - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2018 Seinfra. Todos os direitos reservados.