Terça-feira, 23 de outubro de 2018.
Notícias
Atualizada em 16/04/2018
Reforma estrutural da sede do Detran é concluída pelo Governo
Fotos
Conservar o patrimônio, proporcionar a segurança aos sergipanos que fazem uso da prestação dos serviços públicos e garantir a comodidade dos servidores em seus ambientes de trabalho são ações executadas frequentemente pelo Governo de Sergipe, que por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) e a Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop) concluiu a reforma estrutural da sede do Detran.

Situada entre as Avenidas Tancredo Neves e Rio de Janeiro, na Zona Oeste de Aracaju, a sede do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe passou por sua primeira grande reforma estrutural desde que foi construída e recebeu investimentos no valor de R$ 432.393,01, provenientes do tesouro estadual.

A obra
Os serviços consistiram na revitalização de toda a parte estrutural dos blocos principal, secundário e de vistoria, da passarela que os interliga, a ampliação do bloco onde fica instalado o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN) e a construção de uma calçada na lateral da sede do órgão, na Avenida Rio de Janeiro.

Construído há muitas décadas, o desgaste da estrutura do imóvel ao longo do tempo era algo natural e inevitável. Para garantir longevidade aos serviços, a recuperação das ferragens foi executada por meio de injeções de resina epox em algumas delas, substituições de outras, bem como das vigas, lajes, calhas e rachaduras dos blocos principal e secundário, além da substituição do forro em PVC no bloco do BPTRAN e preenchimento das fissuras nele e no bloco de vistoria.

Melhoria da acessibilidade
Para ampliar a acessibilidade dos usuários foi construída uma calçada ladeando toda a instituição pela Avenida Rio de Janeiro, rebaixando-a até o nível do meio-fio e interligando com a de piso intertravado já existente até o final do gradil na Avenida Tancredo Neves, tendo esta sido substituída por piso em concreto desempolado.

A fim de facilitar o acesso às pessoas com mobilidade reduzida, foram feitas rampas interligando às novas calçadas e ainda no acesso aos blocos, bem como implantados mapa e piso tátil do gradil até a entrada do bloco principal. Além disso, completando os serviços de acessibilidade, foram restabelecidas a iluminação da passarela em frente ao órgão e ainda do viaduto Manoel Celestino Chagas.

Mesmo se tratando de uma reforma complexa, os trabalhos não interferiram na prestação dos serviços à população, uma vez que foi elaborado um plano de ação para que os transtornos fossem mínimos, visto que a demanda de serviços no órgão é intensa e contínua. Como mexer na infraestrutura ocasiona ruídos, foram distribuídos protetores auriculares para os funcionários e feito um remanejamento das salas que precisaram ser reformadas a fim de que as atividades não fossem paralisadas um dia sequer, não comprometendo assim a rotina da repartição.

Segundo o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a reforma se integra às atividades de manutenção preventiva dos órgãos institucionais realizadas pelo Executivo Estadual. “Conservar o patrimônio público, garantindo segurança e comodidade à população que faz o uso da prestação dos serviços públicos constituem ações rotineiras desenvolvidas pelo Governo de Sergipe. Inaugurado no início dos anos 70, essa foi a primeira grande reforma estrutural no edifício-sede, o que reforça o compromisso do governo em promover melhorias para os cidadãos e servidores públicos, visto que comodidade e segurança no ambiente de trabalho são elementos cruciais para o bem-estar e um excelente rendimento profissional.”, enfatiza.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro 13 de Julho - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2018 Seinfra. Todos os direitos reservados.