Segunda-feira, 22 de outubro de 2018.
Notícias
Atualizada em 10/04/2018
Governador Belivaldo Chagas entrega Centro de Criatividade
Fotos
O Governador do Estado, Belivaldo Chagas entregou no último sábado (07), a segunda etapa do Centro de Criatividade. O espaço, localizado no coração do bairro Getúlio Vargas, passou por um período de reformas durante a gestão do então governador, Jackson Barreto, que assumiu esse compromisso com a comunidade. A primeira etapa foi inaugurada em junho de 2017. Na ocasião, foram entregues à população a parte externa e a concha, recuperados pela SEINFRA/CEHOP para os festejos juninos. Nessa segunda etapa, além da reforma, o espaço foi ampliado e receberá a 6ª Companhia Independente da Polícia Militar.

Para Belivaldo, o Centro de Criatividade representa o resgate de um símbolo de valorização da cultura, que se torna mais uma opção de lazer e interação para a comunidade.

"É a entrega para a população de Aracaju e especial para essa comunidade. Uma área de integração da sociedade, em especial das pessoas que vivem aqui. Nesse espaço, nós teremos a prática de esportes, da cultura, do lazer, das artes. Uma área onde todos poderão utilizar para o bem". E referindo-se ao ex-governador Jackson Barreto, Belivaldo declarou."Não seria justo eu prestar contas dessa obra sozinho, porque esse investimento é seu também, do seu coração".

A obra de recuperação do Centro de Criatividade recebeu investimento de R$ 3,9 milhões. O espaço será gerido pela Secretaria de Cultura, que atuará de forma compartilhada com a comunidade da região, moradores dos bairros Getúlio Vargas, Cirurgia e da Comunidade Quilombola da Maloca.

O espaço voltado diretamente para a valorização da cultura e das manifestações artísticas recebeu, em sua primeira etapa de reforma, obras de recuperação na área externa do Centro: concha acústica, palco e camarins, arquibancadas, escadas e acessos.

Priorizando a acessibilidade a todos os que frequentam o local, o Centro de Criatividade ganhou elementos de acessibilidade como rampas, protetores, corrimões, guarda-corpos e piso táctil, praças e áreas de lazer. As grades externas, a iluminação e as instalações elétricas foram recuperadas e ampliadas.

Já na segunda etapa, inaugurada hoje, as obras correspondem à recuperação da área interna do espaço cultural, com a restauração das salas de aula e oficinas, do auditório/cine-teatro. A cúpula e a área superior, onde funcionaram restaurante e galeria de arte, também foram recuperadas. No local, funcionará o Memorial dos Festejos Juninos em Sergipe que, além de registrar a história do São João no estado, será um novo ponto turístico. Futuramente, o Centro receberá ainda um monumento em homenagem às quadrilhas juninas.

Durante a obra que recebeu ampliação, foi incluído um alojamento com quartos, banheiros, sala e duas guaritas. No espaço, irá funcionar a 6ª Companhia Independente da Polícia Militar, o que trará mais segurança e tranquilidade para a população.

A notícia alegrou a moradora do bairro Getúlio Vargas Eliude Teixeira, que durante a visita do governador às dependências do espaço, solicitou diretamente a Belivaldo esse benefício. "Para que a gente venha frequentar o espaço é preciso mais tranquilidade, segurança, de forma que a gente fique despreocupada. A gente vem pra ter um lazer e vir pra cá assustada, com medo da violência, não tem como. Além disso, se deve ter um bom aproveitamento do espaço, estou muito feliz com a reforma o local ficou lindo e é uma terapia vir pra cá".

É uma obra muito importante para nós, quadrilheiros, porque é um lugar a mais para competir, dançar quadrilha e mostrar ao público nossa cultura. Além disso, manter a tradição do nosso estado que é a quadrilha", celebrou a quadrilheira Nayara Katiucha, da quadrilha Século XX.

Detalhes da reforma
O anfiteatro conta com arquibancada com capacidade para cerca de 1.000 pessoas, palco com 110m², três camarins masculinos e três femininos e sanitários. O espaço terá duas quadras: uma polivalente, com 3,90m² e arquibancada com capacidade para 380 pessoas, e uma de voleibol, com 160m² e arquibancada com capacidade para 130 pessoas.

A área de lazer ampla dispõe de mesas de xadrez e de dama, e um parque para crianças com brinquedos e bancos de concreto em toda a praça. No espaço cultural, o auditório com capacidade para 110 pessoas foi reformado, assim como as salas para oficinas e atelieres.

A estrutura metálica da cobertura do espaço cultural foi recuperada, foi feita a revisão das esquadrias e foram implantados novos sistemas de climatização, de Proteção contra Descargas Atmosféricas, de Irrigação e Sonorização - isolamento acústico. Foram implantados pisos em concreto desempolado e em paralelepípedo e o muro no entorno do centro foi recuperado. Foram instalados rampas de acesso para deficientes, guarda-corpo e corrimão.

“Foi uma reforma muito importante para cultura e lazer do nossa capital, este local tem uma característica muito forte, e histórico. Hoje temos um local totalmente reestruturado para oferecer lazer, cultura e o que esperamos é que a população cuide deste patrimônio que é de todos”, conclui Valmor Barbosa, secretario de Infraestrutura.
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro 13 de Julho - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2018 Seinfra. Todos os direitos reservados.