Domingo, 27 de maio de 2018.
Notícias
Atualizada em 06/04/2018
Jackson Barreto entrega maior ginásio poliesportivo do interior sergipano
Fotos
A população de Itabaiana, no Agreste Sergipano, recebeu oficialmente na noite de ontem, 05, o maior ginásio poliesportivo do interior sergipano e um dos mais modernos do Nordeste. Por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com a Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (CEHOP), o governador Jackson Barreto, acompanhado por parlamentares estaduais, Secretários de Estado, diversas autoridades locais e das cidades vizinhas, inaugurou o Ginásio Poliesportivo Chico do Cantagalo, que contou ainda a participação do maior jogador de futsal da história, o paulista Falcão.

Tendo investimentos na ordem de R$ 16.000.000,00 provenientes do Programa Sergipe Cidades, que é resultado da parceria entre o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo de Sergipe, o ginásio está localizado entre as ruas Coronel Sebrão, Leandro Maciel e Coronel José Ribeiro, possui 5.558,67 m² de construção em uma área de 21.973,15 m².

O Ginásio
A imponente edificação consiste em uma estrutura com 16 pilares em vários níveis, cada um com 12 metros de altura, arquibancadas em 11 níveis com guarda-corpo de proteção e guarda-corpo metálico e capacidade para 2.546 lugares, sendo 2.396 nas arquibancadas, área para 30 cadeirantes e 120 lugares na tribuna, piso de alta resistência, de concreto desempolado e concreto polido, banheiros e vestiários, cabines para os profissionais de imprensa, além de modernos sistemas de água, esgoto, drenagem e incêndio. O ginásio segue os padrões nacionais em construções do gênero, sendo o seu piso sintético monolítico e flexível de poliuretano PU e, como forma de homenagear os moradores, as cores do piso são as mesmas da bandeira do município. A cobertura é de telha em alumínio ondulado e na iluminação foram utilizadas luminárias industriais sem vidro e alojamento redondo.

A área externa possui 9.267 m² de pavimentação com bloco intertravado, o estacionamento capacidade para 220 veículos, bicicletários, e em todo o entorno, 16 postes de concreto com luminárias de quatro pétalas assegurará a iluminação além de sinalização vertical e horizontal. O direito a acessibilidade às pessoas com dificuldades de locomoção foi garantido com a construção de 16 rampas estrategicamente posicionadas, aplicação de piso táctil, construção de sanitários exclusivos para pessoas com mobilidade reduzida e uma rampa na entrada principal.
O projeto paisagístico contempla 1.410 unidades de plantas de várias espécies e 3.337 m² de grama verde-esmeralda, sendo que as diversas árvores existentes no terreno foram preservadas. O público e os veículos terão acesso por uma entrada principal, porém, foram construídas outras duas para fins específicos, como ambulâncias, veículos para descarga de equipamentos, entre outros.

Superando as expectativas
O autônomo, Alex Alagoas, disse que a obra é um exemplo de perfeição. “Foi surpreendente para toda a população, superou todas as expectativas. A iluminação, a área interna, o piso, é um estádio nota 1000 com uma potencialidade muito grande e que trará muitos benefícios para os esportistas e a comunidade. Parabéns ao governador”, declarou o autônomo de 38 anos.

Integrante de um time de futsal do município, Diego Passos se mostrou satisfeito com a intervenção. “Ficou muito bonito e será ótimo para a cidade. Vai beneficiar as crianças, os jovens, os times de futsal. Não imaginei que ficaria tão perfeito. A opinião de todas as pessoas com quem converso é única, nota 1000”, ressaltou o vendedor de 26 anos.

128 milhões em obras
Para o Secretário Estadual da Infraestrura, Valmor Barbosa, o momento é único. “Meu coração se enche de alegria em estar aqui com o governador Jackson Barreto entregando essa obra que junto à Rodovia Itabaiana/Itaporanga, o Ceasa, o Sistema de Esgotamento Sanitário, a ampliação dos perímetros irrigados, a delegacia, a reforma do hospital e do Colégio Murilo Braga, o asfalto em algumas vias, totalizam mais de 128 milhões em obras estruturantes e somando com os investimentos anteriores, são mais de 150 milhões. Nenhum governo investiu tanto em Itabaiana. É um verdadeiro leque de obras para melhorar a vida das pessoas, mostrando a sensibilidade do governo que mesmo com as dificuldades e em tempos de crise, não se cansa de buscar o melhor para os sergipanos e esse ginásio que é um dos mais modernos do país para as práticas poliesportivas é um exemplo disso”, afirmou.

O itabaianense e presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Deputado Estadual, Luciano Bispo, não economizou nos agradecimentos. “Itabaiana respira futsal, o município tem 48 times amadores e esse ginásio é o maior presente para os desportistas. Quero registrar o meu agradecimento ao grande secretário Valmor Barbosa, que não mediu esforços para a realização dessa obra e ainda declarar ao governador Jackson Barreto que ele fez um governo praticando o que ele sempre diz que é cuidar dos mais pobres e posso garantir que nenhum outro governador fez tanto por Itabaiana como o senhor. São diversas obras estruturantes nos mais diversos setores e só faz isso quem governa com o coração”, enfatizou.

De acordo com o governador Jackson Barreto, a obra é faz jus ao povo serrano. Itabaiana é um município muito ligado ao futebol e respira futsal e esporte. Aqui ofereceremos todas as modalidades e pela dimensão, tamanho e porte de Itabaiana, a cidade merecia uma homenagem com uma obra dessa altura. Tenho certeza que a população e juventude estão vibrando e felizes porque estamos trazendo o segundo maior ginásio poliesportivo de todo o Nordeste, isso aqui vai ser uma obra pra várias gerações, para hoje e para o amanhã”, frisou.

O governador destacou o apoio recebido do deputado Luciano Bispo. “Estamos ao lado de Luciano. Quando ele chegou na ALESE fez com que o governo ficasse maia próximo de Itabaiana. Tenho certeza que ele hoje é o itabaianense que mais vibra. Conversei com o prefeito e várias lideranças e todos estão impressionados por essa grandeza de obra que Itabaiana está recebendo do nosso governo. Isso significa um amor muito grande por Itabaiana e pelo seu povo marcadamente trabalhador”, reiterou .

Jackson Barreto revelou outra grande obra que está sendo construída pelo Governo e da sua admiração pelo município. “Depois do ginásio poliesportivo, o governo vai inaugurar aqui o Ceasa que será a maior de toda a região. Nem a capital tem um Ceasa igual ao que está sendo construído em Itabaiana. Temos amor, respeito e compromisso por essa cidade de trabalhadores e comerciantes que fazem o impulso da região Agreste. Estou muito feliz por entregar o ginásio em que Luciano fez uma homenagem a Chico do Cantagalo, um desportista assassinado em 2009 e ficará eternizado nessa magnífica obra”, finalizou.


Por: Alex Santiago
Fotos Destaque e 01: Jorge Henrique
Fotos: 02 a 16, Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro 13 de Julho - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2018 Seinfra. Todos os direitos reservados.