Segunda-feira, 22 de outubro de 2018.
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Atualizada em 04/04/2018
Interligação das Avenidas Rio de Janeiro e Gasoduto, um avanço gigante para a mobilidade urbana de Aracaju
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Criar novas alternativas para melhorar a fluidez do trânsito, encurtar a distância entre os bairros e com isso fortalecer a mobilidade urbana da capital são ações efetivas desenvolvidas pelo Governo do Estado nos últimos anos e que, por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) e o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE) entregará aos aracajuanos no final da tarde da quarta-feira, 04, a obra de interligação das Avenidas Rio de Janeiro e Gasoduto.

A interligação
Tendo investimentos na ordem de R$ 47.385.452,00 provenientes do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte) e 24.302.501,63 oriundos do Tesouro Estadual disponibilizados para a desapropriação de imóveis existentes ao longo de todo o trecho, a intervenção compreendeu a construção de uma avenida com duas pistas de rolamento, de 9,00 metros cada uma, uma nova alça de concreto armado ao lado do viaduto do Detran, dois passeios (2,00 metros cada), ciclovia com largura de 3 metros quando em trecho de mão dupla e 1,50 metros nos trechos de mão única, canteiro central com variação de largura entre seis e dez metros, sendo que em toda a sua extensão foram plantadas placas de grama verde-esmeralda e iluminação pública, além da construção de duas pontes sobre o Rio Poxim, totalizando 3,57 Km de extensão.

O ponto inicial da interligação é a nova alça na Avenida Tancredo Neves, paralela ao viaduto do Detran, com 223,09 de comprimento por 8,80 metros de largura, em uma superestrutura composta por 9 blocos de fundação, 12 pilares de alturas variáveis, dois blocos de encontro e sete travessas. A alça se interliga à nova via saindo do Conjunto JK e ao final da Avenida Rio de Janeiro sob o viaduto do Detran, onde tem início a Avenida Etelvino Alves Lima que faz a interligação entre a Avenida Rio de Janeiro e a Gasoduto.

Para a viabilização da via de interligação foi implantada um rede de drenagem cuja extensão é de 2.915,8 metros e dimensionada para receber as contribuições de água de chuva provenientes das ruas perpendiculares à Avenida Heráclito Rollemberg até o encontro da nova via de interligação.

Na divisa entre o bairro Inácio Barbosa e o Conjunto Orlando Dantas foram construídas duas pontes sobre o Rio Poxim, tendo cada uma 80,20 metros de extensão e compostas por três vãos formados por vigas protendidas e passeio lateral com 1,50 metros de largura e guarda-corpo, além de um trecho da ciclovia com largura de 3,00 metros.

No projeto de iluminação foram implantado 103 modernos postes de 13 metros de altura com duas luminárias em cada um, lâmpadas de 400 watts de vapor de sódio e seis unidades de medição para atender toda extensão da rede.

Valorização e segurança
Morador de um dos condomínios existentes da nova avenida, Endew Erlan Feitosa, 16 anos, diz que a intervenção modificou a região. “Ficou muito bonito, melhorou o acesso para os pedestres, veículos e ciclistas e valorizou os imóveis da área. A satisfação de quem mora por aqui é completa”, afirma o estudante do 8º ano do ensino fundamental.

Para Jurandi Santos, a obra é uma das melhores já construídas na capital. “Moro no Bairro América e a cada dois dias vou visitar meu filho no bairro Santa Maria. Com essa nova avenida me sinto mais seguro, pois, não preciso atravessar as pistas e nem enfrento o trânsito agitado da Avenida Héraclito Rollemberg, principalmente no bairro São Conrado onde é mais perigoso por conta da ausência de ciclovia. Agora além de fazer todo o percurso do início da Avenida Tancredo Neves até a Avenida Gasoduto com segurança, economizo 20 minutos do meu tempo”, revela o aposentado de 68 anos.

Nova via expressa
De acordo com o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a obra se tornou mais do que um complemento. “Quando implementamos o novo viaduto do Detran já prevíamos essa interligação e agora ela se completa tornando-se em uma bonita e moderna via expressa da capital que contribuirá para o desafogamento do trânsito, sobretudo nas Avenidas Tancredo Neves e Heráclito Rollemberg, duas importantes vias da capital e que em momentos de pico são os maiores pontos de conflito para a fluidez do tráfego entre a Zona Oeste e Zona Sul”, explica.

Ele destaca que a nova via trouxe outros benefícios significativos para a população. “Além de facilitar o escoamento de veículos que se deslocam para a Zona Sul e a Zona de Expansão, pondo fim a um gargalo que é este percurso, principalmente para quem atravessa a cidade de oeste a sul e para os moradores dos conjuntos JK, Sol Nascente e Santa Lúcia, a obra promoveu a valorização de milhares de imóveis existentes em seu percurso, eliminou os alagamentos tanto na Avenida Quirino quanto nas ruas perpendiculares entre ela e Avenida Heráclito Rollemberg e facilitou a vida de milhares de ciclistas, visto que a ciclovias das avenidas Tancredo Neves, Rio de Janeiro e Gasoduto agora possuem um elo entre si devidamente sinalizado vertical e horizontalmente dentro dos padrões exigidos pelo Código Nacional de Trânsito”, reitera.

Valmor Barbosa ressalta que a intervenção é um gigante avanço para Aracaju. “O governador Jackson Barreto é um visionário e junto à sua equipe elaborou um plano de mobilidade urbana para a capital sem precedentes, cujos investimentos em todas as obras somam R$ 173.989,424,06. Desse plano faz parte o novo sistema viário do Centro Administrativo ao lado da entrada de Aracaju, a Avenida Lauro Porto que interliga a Zona Norte da cidade às rodovias BR 101 e BR 235, a duplicação e binário da Avenida Euclides Figueiredo entre alguns bairros populosos da Zona Norte e a divisa com o município de Nossa Senhora do Socorro, o sistema viário do entorno do Aeroporto e agora essa interligação entre a Zona Oeste e a Zona Sul, tornando mais rápido e fácil o deslocamento de diversos pontos da capital, principalmente na hora do rush, o que demonstra o compromisso do governador em preparar e incluir Aracaju entre as médias cidades cidades com melhor mobilidade ”, enfatiza.

Por: Alex Santiago / Foto de destaque: Jorge Henrique/ Demais fotos: Jorge Reis
 
 
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