Portal do Governo | Agência de Notícias Acessibilidade A- A+  |    Alto Contraste
   
   
 
 
Sábado, 15 de dezembro de 2018.
Notícias
Atualizada em 27/03/2018
Jackson Barreto entrega estádio à população de Pedrinhas
Fotos
No fim de tarde da sexta-feira, 23, após a maratona de entrega de obras nos municípios de Simão Dias e Lagarto, o governador Jackson Barreto, acompanhado pelo Vice-Governador Belivaldo Chagas, parlamentares municipais, estaduais e federais e diversas autoridades, entregou à população de Pedrinhas no Território Sul de Sergipe, o Estádio de Futebol Roberto Silva Alves.

Tendo investimento na ordem de R$ 2.215.039,66 provenientes do Programa Sergipe Cidades, que é resultado da parceria entre o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), a obra além de moderna já está modificando o cenário esportivo no município a 95 km de Aracaju.

O estádio
Edificado na Rua Argemiro Ferreira Dias, o estádio tem 15.859,73 m² de área construída em um total de 22.223,89 m² e é cercado por um muro revestido, tendo dois metros de altura em toda a sua extensão e três metros por trás das traves.

A edificação do espaço é composta por uma sala destinada à administração, duas bilheterias, dois depósitos, um vestiário para juízes e dois para jogadores, dois sanitários masculinos, dois masculinos e outros dois exclusivos para os jogadores. Em toda a área foi aplicada pavimentação em piso de alta resistência e concreto desempolado, revestimento cerâmico nas áreas molháveis e instalados extintores de incêndio em áreas estratégicas.

O acesso às dependências é feito por uma entrada principal destinada à equipe técnica (jogadores, juízes, profissionais administrativos e honrarias), duas entradas laterais destinadas ao público e duas saídas laterais, além de uma saída específica para ambulância e veículos de apoio. O complexo possui serviço de drenagem e sistema de tratamento de efluentes. Em pavimentação granítica, o estacionamento possui 62 vagas e, na área externa foram plantadas seis palmeiras imperiais e 57 arbustos ornamentais diversificados.

A acessibilidade é assegurada com a implantação de piso tátil direcional, placas de sinalização e rampas de acesso às pessoas com dificuldade de locomoção. A iluminação é composta por quatro postes de 16 metros cada um, com cinco refletores de 1000 watts implantados na área interna e dois postes de quatro pétalas no estacionamento. O interior do estádio é dotado de luminárias de primeira qualidade e lâmpadas de emergência. Também foi construída uma tubulação seca para uma possível ampliação futura do sistema de iluminação.

O campo de futebol possui 120 X 90 metros, totalizando 10.800 m², tendo sido plantada a mesma área em grama específica. Em frente a ele foram construídas duas arquibancadas em cinco níveis com capacidade para 600 pessoas separadas por um alambrado, garantindo em dias de jogos que as torcidas fiquem em lados opostos e ninguém possa sair machucado em possíveis situações de conflitos. O alambrado do campo bem como o das arquibancadas possui 13 fios de arame galvanizado revestido em PVC, assegurando maior durabilidade por conta da ação do tempo.

Valor inestimável
Torcedor do time de futebol América de Pedrinhas, Aerton Araújo, afirmou que a obra é um grande presente para o povo pedrinhense. “É impossível mensurar, pois esse estádio é de grande magnitude e possui um valor inestimável. Apesar de ser um município pequeno, a população daqui é muito participativa no futebol e, com a construção desse espaço, times desativados já voltaram à ativa. Já temos uma equipe na Segunda Divisão do Campeonato Sergipano e com um local apropriado para a prática do futebol a tendência é que cresça ainda mais”, declarou.

O desportista Gilvan Santos comunga da mesma ideia do conterrâneo. “A satisfação é geral. Todas as pessoas gostaram e estão elogiando esse presente concedido pelo governador Jackson Barreto. O estádio trouxe de volta times que haviam sido desfeitos e com certeza irá despertar ainda mais o interesse pelo futebol no município”, avaliou.

Desejo realizado
O ex-prefeito do município, José Silva Alves, ou Zé de Bá como é mais conhecido, diz ser uma grande satisfação ver a obra entregue. “Enquanto gestor fui muitas vezes até o saudoso Marcelo Déda pedir a construção desse estádio. Ele prometeu e infelizmente não pode construí-lo, mas Jackson Barreto deu continuidade ao seu trabalho e hoje está aqui nos entregando essa maravilha ao povo e aos desportistas de Pedrinhas”, comemorou.

Para a prefeita Mara da Farmácia, a sensação é de plena felicidade. “Não tem como deixar de agradecer ao empenho de Zé de Bá em lutar pela construção desse estádio e do querido Marcelo Déda em dar a palavra de que iria executá-lo. Somos gratos ao senhor Jackson Barreto por não medir esforços para que o desejo fosse realizado. As gestões passam, mas as obras ficam e essa além de ficar para as próximas gerações já está no coração do nosso povo, principalmente nos 8 times de futebol que existe aqui”, frisou.

Antes de fazer suas considerações o governador Jackson Barreto disse que essa foi uma obra em que ele cobrou muito ao Secretário Valmor Barbosa e passou a palavra a ele, que destacou diversas ações do Governo do Estado. “Esse estádio é fruto do desejo do povo de Pedrinhas, do esforço do ex-prefeito Zé de Bá, que incansavelmente nos procurou diversas vezes para que déssemos celeridade e ainda do governador Jackson Barreto, que nos cobrava frequentemente a sua execução e hoje temos como resultado essa obra belíssima e que se soma as demais 37 quadras e ginásios construídos pelo Programa Sergipe Cidades”, revelou.

O secretário destacou a capacidade do gestor estadual em promover o bem-estar do seu povo. ”Mesmo em momentos difíceis, temos mais de 100 obras em execução, isso demonstra a capacidade do governador Jackson Barreto em promover melhorias em diversas áreas para os sergipanos. Graças à essa capacidade, a partir de hoje Pedrinhas está ainda mais inserida no esporte sergipano. Tenho certeza de que esse estádio trará grandes revelações no futebol”, assegurou.

Segundo o governador Jackson Barreto, a sua maratona de entrega de obras não poderia terminar de forma melhor. “Sempre vim a Pedrinhas e mantive um carinho especial por esse povo. É um grande privilégio estar cumprindo a minha palavra diante da prefeita, do vice-prefeito e do ex-prefeito, pois não existe coisa pior para um gestor público do que assumi um compromisso e não cumprir com a palavra. Essa é uma obra que quando Marcelo Déda era governador estava apenas no papel e graças a Deus nós pudemos transformá-la em realidade”, enfatizou.

Ele acrescentou que mesmo diante das inúmeras dificuldades, o seu governo não cruza os braços. “Tudo o que fazemos em nosso governo é com planejamento e a nossa vontade é sempre fazer mais e mais para o povo sergipano. Valmor Barbosa sabe o quanto lutamos para a liberação de recursos tanto junto ao BNDES quanto às outras instituições e nem sempre quando não fazemos é porque não queremos, mas sim porque há os entraves. Estou em paz com a minha consciência, pois, entre outras obras que trouxe para o povo de Pedrinhas essa foi feita pensando não apenas nos jovens, mas também nas crianças e nas futuras gerações. Desejo que a juventude possa ter esse estádio como fonte de inspiração e que ele possa formar grandes profissionais”, concluiu.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro 13 de Julho - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2018 Seinfra. Todos os direitos reservados.