Terça-feira, 23 de outubro de 2018.
Notícias
Atualizada em 30/01/2018
Unidade Socioeducativa de Internação Masculina construída pelo Governo do Estado está 75% executada
Fotos
Proporcionar aos adolescentes em conflito com a lei um conjunto de atividades que os possibilitem refletir acerca dos seus atos e, por meio delas, adquirirem conhecimentos a fim de que ao saírem dos locais para onde foram conduzidos tenham um novo direcionamento em suas vidas, tem sido algumas das ações implantadas pelo governador Jackson Barreto à frente do Governo do Estado.

Tendo investimentos na ordem de R$ 15.936.303,57, provenientes do Governo Federal através da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e por intermédio da Fundação Renascer, a unidade socioeducativa de internação masculina está sendo construída por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com a Companhia Estadual de Obras Públicas (Cehop) e seu percentual de execução é de 75%.

A unidade
Edificada no Conjunto Marcos Freire I, no município de Nossa Senhora do Socorro, próxima à nova escola profissionalizante, também construída pelo Governo do Estado, a intervenção tem 7.000 m² de construção em uma área total de 21.000 m² dividida em seis blocos (acesso, técnico administrativo, alojamento, saúde, salas e oficinas, refeitório e serviços), auditório com 106 lugares e centro ecumênico com capacidade para 65 pessoas, dois chalés para visitas íntimas, casas de lixo, gás e gerador, almoxarifado, vestuários, cozinha, lavanderia e dependências essenciais, reservatório de água semi-enterrado e elevado, guarita elevada, além de oito blocos de alojamentos com 12 quartos individuais e 36 duplos, sendo a sua capacidade total para 84 internos.

Para eles serão disponibilizadas quatro salas de aulas, quatro oficinas, uma sala de informática e biblioteca, a fim de que eles tenham a oportunidade de retomar e dar continuidade a aprendizagem, bem como desenvolver um novo ofício e, ao egressarem da unidade estejam capacitados profissionalmente e possam ressocializar-se.

Os serviços
Com um efetivo de 105 profissionais, atualmente os serviços correspondem à aplicação de reboco das paredes dos blocos de alojamentos, aplicação do piso de alta resistência, instalação de portas e esquadrias, instalações elétricas, regularização para aplicação do piso da quadra e acabamentos nas dependências já concluídas. Uma vez executada essa etapa, será feita a urbanização, passeio completo, finalização nas vias de acesso internas, acabamentos finais e pintura geral, de modo que até o final de maio próximo a obra estará concluída.

De acordo com o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a obra reforça o compromisso do Governo do Estado para com o setor. “O governador Jackson Barreto tem investido em ações direcionadas a segurança pública, quer seja na modernização de equipamentos, reforma de delegacias, valorização dos profissionais, construção de centros integrados de segurança pública (CISP), entre outros, a exemplo da recente assinatura de ordem de serviço para a construção de uma unidade prisional em regime semiaberto ao lado da nova cadeia pública de Areia Branca, recentemente inaugurada”, explica.

Ele destaca que a unidade socioeducativa e uma maneira de resgatar os adolescentes que por diversos fatores se desviaram do caminho natural das suas vidas. “Essa obra segue rigorosamente as normas previstas no art. 112 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e é um instrumento adotado pelo Executivo Estadual que busca através das salas de aulas e das oficinas que serão implantadas, redirecionar o futuro destes jovens, intercalando essas atividades com as práticas esportivas, uma vez que eles terão uma quadra de esportes para o lazer, o que possibilitará a prática da interatividade entre si e, ao se reintegrarem ao convívio social, possam estar aptos a levar a vida dignamente”, ressalta.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro 13 de Julho - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2018 Seinfra. Todos os direitos reservados.