Domingo, 27 de maio de 2018.
Notícias
Atualizada em 18/01/2018
Governador visita obras do Largo da Gente Sergipana
Fotos
Na manha da quarta-feira, 17, o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, acompanhou o governador Jackson Barreto na visita ao canteiro de obras do Largo da Gente Sergipana na Avenida Ivo do Prado no centro de Aracaju.

Executado pelo Governo do Sergipe por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com a Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Instituto Banese, o futuro cartão-postal da capital em frente ao Museu da Gente Sergipana está recebendo R$ 6.425.530,80 em investimentos.

A obra
O Largo da Gente Sergipana será composto por um píer que adentrará o leito do Rio Sergipe se abrindo em dois lados, atracadouro para pequenas embarcações, mirante, espaço de convivência e a construção de oito esculturas com 7,0 metros de altura que representarão manifestações culturais do folclore sergipano, erguidas por pilares de 3,0 metros de diâmetro.

De autoria do arquiteto e urbanista Ézio Déda, a concepção do desenvolvimento dos projetos arquitetônico, urbanístico e complementares durou três anos e envolveu estudos das marés, sondagem, luminotécnica, logística e infraestrutura. Já a escolha das esculturas das manifestações folclóricas: Bacamarteiros, São Gonçalo, Chegança, Bumba meu boi, Parafusos, Cacumbi, Taieira e Lambe Sujo e Caboclinhos, ficou sob responsabilidade da professora, escritora, folclorista e historiadora Aglaé Fontes, que fez o processo seletivo levando em conta as mais representativas.

Todas elas serão confeccionadas em fibra de vidro, resina de poliéster e estruturas hiperdimensionadas em aço pelo artista plástico Tati Moreno, o mesmo que elaborou as esculturas dos Orixás instaladas no Dique do Tororó, na cidade de Salvador, Bahia.

A obra já foi iniciada com as autorizações e licenciamentos necessários por parte da Empresa Municipal de Obras e Urbanziação (Emurb), Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Capitania dos Portos, Agência Nacional de Águas (ANA), Conselho Estadual de Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Secretaria de Patrimônio da União (SPU).

Satisfação
O governador Jackson Barreto se mostrou muito satisfeito com o andamento dos serviços. “Eu assumi um compromisso junto com ao arquiteto Ézio Déda e o secretário Valmor Barbosa, que iríamos colocar esse projeto em execução e hoje estou extremamente feliz de ver como a obra está com perspectivas de ser inaugurada em março próximo, e se possível no dia do aniversário de Aracaju, 17 de março, para deixarmos como mais uma lembrança do nosso governo aqui em Aracaju. É uma obra que servirá também para as escolas trazerem seus estudantes e mostrar na semana do folclore as figuras folclóricas do nosso Estado que estarão aqui representadas. Esse futuro belo largo complementa e está vinculado ao Museu da Gente Sergipana, e será um grande cartão postal que representará os sergipanos. Quando os turistas e os sergipanos passarem por esta obra vão fotografar dizendo: - Eu estive no Largo da Gente Sergipana”, declarou.

De acordo com o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, os serviços se mantêm céleres. “Já foram cravadas 91 estacas, o espaço onde serão instaladas as esculturas de 7,0 metros está pronto. Até parece uma obra pequena, mas é complexa por ser edificada dentro do rio e, por conta disso, termos um trabalho redobrado em colocar as estacas e vigas e instalar as esculturas com segurança. A Cehop, empresa responsável pela obra, trabalhou no período de recesso a fim de que os serviços não parassem e possam ser entregue no prazo previsto, de modo que o percentual de execução já atinge 69%. Será um museu a céu aberto que em frente ao Museu da Gente Sergipana, completando assim um belo cenário da cultura sergipana no centro de Aracaju”, frisou.

Após a visita à obra, o governador, sua equipe e convidados foram até o Museu da Gente Sergipana onde assistiram a uma apresentação virtual feita pelo arquiteto e idealizador do projeto, Ézio Déda sobre o Largo da Gente, com destaque para as oito esculturas.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro 13 de Julho - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2018 Seinfra. Todos os direitos reservados.