Sábado, 29 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 09/04/2013
Governo de Sergipe discute ações para evitar enchentes em Maruim
Secretário de Infraestrutura esteve reunido com o prefeito de Maruim e traçou algumas ações
Fotos
O secretário da Infraestrutura, Valmor Barbosa, reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 8, com o prefeito de Maruim, Jeferson Santana e os nove vereadores da câmara local. No encontro que aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), e foram discutidas as ações que serão implementadas pelo Governo de Sergipe naquele município para evitar enchentes. O presidente do Departamento Estadual da Infraestrutura Rodoviária (DER), Antonio Vasconcelos, também participou da reunião.

De acordo com o secretário, todos os anos o Estado e município se juntam numa força tarefa para traçar planos e realizar ações de enfrentamento à chuva para evitar enchentes na cidade. “Nós sabemos que a topografia de Maruim é baixa, e também conhecemos as condições e o volume de água que desce pelo Rio Ganhamoroba. As casas que ficam às margens desse rio na parte baixa da cidade estão em desnível, o que acaba facilitando as inundações”, pontuou Valmor.

Na reunião também foram lembradas às ações determinadas pelo governador Marcelo Déda em Maruim para melhorar a situação da localidade após a enchente de 2008. Além de construir mais de 70 moradias para realocar as famílias que perderam os imóveis, a Seinfra, por intermédio do DER, desobstruiu canais, retirou lixo da vegetação que impedia a passagem da água, limpou valas, fez drenagem e melhorou estradas vicinais. Por conta desse trabalho realizado que desde 2009 não se tem informação de alagamentos no município.

Indagado pelos vereadores e o prefeito Jeferson Santana sobre a conclusão das cabeceiras da ponte nova do bairro Lachez, o secretário Valmor Barbosa informou que o tabuleiro já está pronto, e que a obra já foi licitada duas vezes e as empresas começam e não terminam. “Do ponto de vista da engenharia não tivemos dificuldade nenhuma. Eu não sei o que acontece, porque os recursos são assegurados, estão na conta do convênio, mas por duas vezes não tivemos sucesso. Agora, fizemos a terceira licitação. A empresa está se preparando para iniciar e concluir essas cabeceiras”.

O prefeito de Maruim, Jeferson Santana, avaliou o encontro como positivo e reconheceu o trabalho que o Governo de Sergipe realiza na prevenção de enchentes. “Após a enchente de 2008 o Governo do Estado realizou ações em Maruim, e de lá para cá não ocorreram riscos. Graças a essas ações o povo maruinense foi beneficiado, principalmente as famílias mais carentes que moram naqueles bairros periféricos como o Coelho, o Lachez e o São José que são os mais afetados”, resaltou Jeferson.

Nesta terça-feira, 9, engenheiros do DER irão a Maruim e acompanhados dos vereadores e dos técnicos da Secretaria de Obras vão definir os detalhes e os locais do Plano de Ação.
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.