Domingo, 27 de maio de 2018.
Notícias
Atualizada em 09/11/2017
Obras de reforma da Catedral Metropolitana seguem avançadas
Fotos
Manter viva a história e a cultura sergipana através da preservação dos seus patrimônios artísticos faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pelo Governo de Sergipe, que por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) está reformando a Catedral Metropolitana, localizada no coração da Praça Olímpio Campos no centro de Aracaju.

Dividida em três etapas, a revitalização do templo religioso recebe investimentos provenientes do Governo Federal através de emendas propostas por parlamentares sergipanos, através de convênio firmado entre a Seinfra e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Para a primeira etapa, o valor destinado é de R$ 1.199.051,99. A segunda recebe recursos na ordem de R$1.636.712,17 e a terceira etapa está no trâmite para a licitação.

A obra
A reforma compreende a restauração de toda a cobertura, revestimento e pintura das fachadas, recuperação das instalações elétricas, implantação do sistema de proteção a descargas atmosféricas (SPDA), substituição do piso do pavimento interno térreo (mármore arabescato escuro), do revestimento em granito das paredes e dos pilares do pavimento térreo, serviços de contenção contra umidade, interno e externo, restauração das esquadrias de madeira e metálicas e dos elementos arquitetônicos característicos das fachadas, além da revitalização dos banheiros.

Também serão recuperados o revestimento das paredes e do piso (assoalho de madeira) do pavimento superior, a torre sineira e os pináculos, a reconstrução da pavimentação externa (concreto e escadaria em pedra lagoa santa), instalação do guarda-corpo em aço inox, grampeamento estrutural das fissuras e substituição da escada em madeira da torre esquerda.

Os serviços
Segundo o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, o andamento dos serviços seguem o cronograma previsto. “Realizadas paralelamente, no que corresponde à primeira etapa já foi concluída toda a restauração da cobertura em telha cerâmica e atualmente 15 profissionais trabalham no revestimento e pintura das fachadas laterais, revisão das instalações elétricas e na proteção dos elementos artísticos contra impactos. No tocante à segunda etapa, 16 operários estão fazendo a recuperação do revestimento das paredes do pavimento superior, na restauração das esquadrias de madeira e metálicas e dos elementos arquitetônicos característicos das fachadas”, detalha.

Ele acrescenta que os serviços estão sendo executados cautelosamente. “Por se tratar de uma edificação com ornamentos artísticos antigos, tomamos todas as precauções devidas e protegemos as imagens e os ornamentos com tapumes de madeira, colocamos lonas nas laterais das colunas a fim de proteger os fiéis e visitantes dos resíduos ocasionados pela execução dos serviços. Já na recuperação dos ornatos das fachadas, os profissionais fazem os moldes em fibra e resina, preenchendo-os com argamassa, cimento e areia, após o processo de secagem de 48 ou 72 horas eles são aplicados de volta para embelezar as fachadas laterais sem perder suas características originais”, explica.

Valmor Barbosa diz ainda que a reforma é mais um dos compromissos assumidos e cumpridos pelo Executivo Estadual. “Homem de intensa devoção religiosa, o governador Jackson Barreto há muito tempo vem batalhando para conseguir recursos para a revitalização da catedral, que, sem dúvida, é um marco da cultura e da identidade sergipana e um dos mais importantes e visitados cartões-postais de Aracaju. Uma vez revitalizada, a obra se integrará às ações de restauração e preservação dos patrimônios históricos localizados no centro da capital, a exemplo do restaurante Cacique Chá, situado há poucos metros do templo, bem como do Centro de Turismo, que também está sendo revitalizado pelo Governo do Estado”, ressalta.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro 13 de Julho - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2018 Seinfra. Todos os direitos reservados.