Portal do Governo | Agência de Notícias Acessibilidade A- A+  |    Alto Contraste
   
   
 
 
Sábado, 15 de dezembro de 2018.
Notícias
Atualizada em 23/10/2017
Governo inicia reforma em escola do Conjunto Augusto Franco
Fotos
Proporcionar melhorias na qualidade do ensino e do bem estar do corpo docente e discente é um compromisso seguido à risca pelo Governo de Sergipe, que nos últimos anos vem realizando reformas e ampliações das escolas públicas nos oito territórios sergipanos. Por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano e a Companhia Estadual de Obras Públicas, o Executivo Estadual está executando a reforma e ampliação da Escola Estadual Jacintho de Figueiredo Martins, no conjunto Augusto Franco, Zona Sul de Aracaju.

Localizada na Avenida Caçula Barreto (Canal 3), a unidade de ensino possui 2.089,80 m² de área construída e atende a 484 alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental nos períodos matutino e vespertino e a intervenção, cujo andamento dos trabalhos já corresponde a 20% recebe investimentos no valor de R$ 1.250.645,22.

A obra
Dividida em três blocos, a escola possui 12 salas de aula, secretaria, sala de direção, professores e coordenação pedagógica, biblioteca dois banheiros, sendo cada um com cinco sanitários, refeitório, cozinha, pátio interno e externo.

A reforma consiste na revisão da cobertura, esquadrias de madeira, instalações elétricas e hidro-sanitárias execução de esquadrias de alumínio, rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida e aplicação de piso tátil, execução de sistema de combate a incêndio, telefonia, lógica e de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), execução de revestimento cerâmico e passeio externo em concreto desempolado, pavimentação em piso cerâmico nos sanitários, cozinha e depósito, pavimentação em piso de alta resistência nos ambientes internos e em concreto desempolado nas áreas externas, recuperação de todo o gradil e do muro de concreto, pintura geral interna e externa.

Já ampliação consiste na construção de sete novas salas de aula, laboratórios de ciências e informática, casa de gás e de lixo, quatro quiosques de convivência, pórtico padrão SEED, além do aumento nas dimensões da biblioteca, refeitório e das salas que compõem o bloco administrativo, além de uma passarela coberta que interligará o terceiro bloco existente ao que está sendo edificado, o que totaliza 802,82 m² de nova área.

Os serviços
Segundo o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, os trabalhos estão seguindo o cronograma rigorosamente. “Temos um efetivo de 30 profissionais que se revezam na preparação de ferragens, execução das fundações, edificação de pilares, elevação de alvenaria, aplicação do contra piso e o início da concretagem e do cintamento inferior”, explica.

Ele ressalta que a obra reafirma o comprometimento do Poder Executivo em investir cada vez no fortalecimento da educação. “O governador Jackson Barreto sempre se mostrou sensível às necessidades educacionais e, desde o inicio da sua gestão tem executado um conjunto de ações sem precedentes na área. Nos oito territórios sergipanos, escolas que há muito tempo não recebiam investimentos, foram revitalizadas, ampliadas e equipadas com o que há de melhor e mais moderno, a fim de assegurar aos sergipanos dias melhores, pois, as sementes plantadas em prol da educação, resultam em futuro promissor para todos”, afirma.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro 13 de Julho - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2018 Seinfra. Todos os direitos reservados.