Terça-feira, 23 de outubro de 2018.
Notícias
Atualizada em 20/10/2017
Interligação das Avenidas Rio de Janeiro e Gasoduto: camadas de sub-bases estão sendo lançadas
Fotos
O andamento das obras de interligação das Avenidas Rio de Janeiro e Gasoduto se mantém em ritmo acelerado. Após a conclusão dos serviços de drenagem no trecho entre o Rio Poxim e o Conjunto Orlando Dantas e a concretagem dos três vãos da superestrutura de uma das pontes, foi iniciado o lançamento das camadas de sub-base em um trecho da Avenida Quirino até as cabeceiras na margem do rio.

Executada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com o Departamento Estadual da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (DER/SE), a obra cujos investimentos provenientes do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte) somam R$ 40.184.425,70, - dos quais 24 milhões foram destinados às desapropriações de áreas, - a cada dia modifica o cenário dos bairros Inácio Barbosa e São Conrado.

Novas frentes de trabalho
Segundo o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, os serviços ganharam mais celeridade. “O longo período chuvoso interferiu no bom andamento da obra, porém, com o tempo se mantendo firme há quatro semanas, ampliamos as frentes de trabalho e atualmente contamos com um efetivo de 80 profissionais”, explica.

Ele destaca as atividades que estão sendo desenvolvidas. “As equipes de operários se revezam entre a finalização da terraplenagem entre o Rio Poxim e Avenida Gasoduto, no lançamento das camadas de sub-base no outro lado das pontes, na execução das barreiras (guarda-rodas) em uma delas, na concretagem do segundo vão da outra ponte, no remanejamento da rede de gás da Avenida Quirino, bem como na continuidade dos serviços de drenagem no mesmo trecho, de modo que a obra já está 75% executada”, detalha.

Novo corredor viário
A interligação compreende a construção de uma avenida com duas pistas de rolamento, de nove metros cada uma, uma alça de concreto armado, dois passeios (2,5 metros cada), duas ciclovias (1,50 metro cada), canteiro central com oito metros de largura e iluminação pública, além da construção de duas pontes sobre o Rio Poxim, totalizando 4.950 metros de extensão.

O secretário enfatiza que a intervenção será crucial para a melhoria da mobilidade urbana de Aracaju. “As Avenidas Tancredo Neves e Heráclito Rollemberg são duas vias fundamentais para o trânsito na capital e, em momentos de pico são os maiores pontos de conflito para a fluidez do tráfego. Com essa interligação teremos um novo corredor viário amplo e que facilitará o escoamento de veículos que se deslocam para a Zona Sul e a Zona de Expansão, pondo fim a um gargalo que é este percurso, principalmente para quem atravessa a cidade de oeste a leste e para os moradores dos Conjuntos Orlando Dantas, JK, Sol Nascente e Santa Lúcia”, afirma.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro 13 de Julho - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2018 Seinfra. Todos os direitos reservados.