Quarta-feira, 14 de novembro de 2018.
Notícias
Atualizada em 25/09/2017
Ampliação e reforma da Escola 17 de março seguem aceleradas
Fotos
Assegurar aos alunos sergipanos instalações adequadas para o seu desenvolvimento educacional tem sido uma das ações cumpridas com seriedade pelo Governo de Sergipe, que por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) e a Companhia Estadual de Obras Públicas (Cehop), está executando a reforma e ampliação da Escola Estadual 17 de março, no bairro Santo Antonio.

Situada entre as ruas Muribeca e Do Carmo, a unidade educacional recebe investimentos na ordem de R$ R$ 1.029.375,51, e está passando por uma completa reestruturação em suas instalações divididas em cinco pavimentos, também contemplando uma ampliação em suas dependências.

Os serviços
De acordo com o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, quem passa pela escola já percebe as modificações ocorridas. “Na área externa já foi executada a recuperação estrutural do muro que estava comprometida, bem como os serviços de drenagem em todo o entorno, instalado um novo poste com transformador, construído o pórtico padrão SEED, além da elevação do pé direito em 50 cm”, detalha.

Ele destaca outras ações executadas na parte interna do estabelecimento de ensino. “Construímos uma sala de informática, dois vestiários, casas de lixo e de gás, executamos serviços de drenagem, recuperamos o piso da quadra, portas e janelas, fizemos novas instalações elétricas e hidráulicas, aplicamos revestimento cerâmico nas paredes, bancadas nas janelas, substituímos os corrimões das escadas, reformamos a biblioteca, cantina, um depósito e os banheiros”, destaca.

Valmor Barbosa diz que os trabalhos estão seguindo o cronograma. “Diariamente 27 profissionais se revezam na execução das esquadrias de alumínio, recuperação da laje e do telhado, substituição dos cobogós por esquadrias, finalização das quatro salas de aula e iniciando parte da pintura, sendo que posteriormente faremos a instalação das louças e metais, luminárias, aparelhos de ar-condicionado, a aplicação do piso de alta resistência e o sistema de prevenção contra descargas atmosféricas (SPDA) sendo que o percentual de execução já atinge 70%”, explica.

Acessibilidade
O secretário ressalta que o projeto de acessibilidade é um dos mais modernos já desenvolvidos. “Por ter sido edificada em um terreno acidentado, embora não aparente externamente, a escola possui cinco pavimentos que eram interligados por escadas comuns. Construímos uma ampla passarela coberta com guarda-corpo metálico entre o pavimento principal e o mais baixo onde ficam as novas salas de aula, dez banheiros para ambos os sexos, exclusivos às pessoas com dificuldades de locomoção, sendo dois em cada pavimento, rampas de acesso, dois mapas táteis em braile, implantamos piso tátil e direcional, e breve implantaremos quatro plataformas de acessibilidade metálica, facilitando o acesso aos que possuem mobilidade reduzida a todos os níveis da escola”, exemplifica.

Segundo Valmor Barbosa, o planejamento traçado pelo Governo do Estado em transformar as unidades educacionais está sendo cumprido rigorosamente. “Sabemos que a educação é o alicerce para o desenvolvimento de todo o cidadão e, é a partir de iniciativas dessa natureza que os nossos filhos têm a oportunidade de ampliar os horizontes e se tornar pessoas melhores. Nos últimos anos o Governador Jackson Barreto tem construído e reformado escolas não apenas na capital, mas nos oito territórios, reafirmando o compromisso firmado em fortalecer o desenvolvimento intelectual da classe estudantil sergipana”, enfatiza.

Por Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro 13 de Julho - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2018 Seinfra. Todos os direitos reservados.