Terça-feira, 13 de novembro de 2018.
Notícias
Atualizada em 06/09/2017
Seinfra realiza curso de geração de emprego e renda para beneficiárias de projeto de habitação em Poço Redondo
Fotos
Dando continuidade às ações do Projeto de Trabalho Social (PTS) desenvolvidas pela equipe do Núcleo Social da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), donas de casa beneficiadas pelo Programa do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) no município de Poço Redondo concluíram o curso de doces e salgados.

Com carga de 39 horas, as atividades foram realizadas entre os dias 28 de agosto e 05 de setembro na sede do município, no qual 15 donas de casa aprenderam e aperfeiçoaram suas vocações culinárias com uma técnica de Nutrição e Dietética especializada em ministrar cursos voltados para a área de gastronomia e culinária.

Elevação da autoestima
De acordo com a assistente social da Seinfra, Mydian Pereira Moura, o curso atendeu a um anseio das participantes. “Durante o desenvolvimento do PTS fizemos uma consulta sobre quais os cursos de geração de emprego e renda despertavam mais interesse e elas optaram por doces e salgados e ainda os de bombons e trufas, que terá início nos próximos dias”, declara.

Ela acrescenta que o resultado foi além do esperado. “Algumas participantes aprimoraram o que já sabiam, porém, a maioria delas não só aprenderam um novo ofício como também durante as aulas teóricas tiveram noções de empreendedorismo, deixando-as motivadas e prontas para se posicionarem no mercado de trabalho, elevando sua auto-estima e tornando-as capazes de gerar renda para ajudar no sustento familiar”, explica.

Moradora de uma das casas da Rua do Campo, Paula Luana Francelino, não esconde a satisfação que o curso propiciou. “Como beneficiária do projeto de habitação, estou abraçando essa oportunidade que nos foi dada e que está sendo muito satisfatório para minha vida social e profissional, pois, é através dele que agora estou obtendo minha renda”, revela.

Para o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, as ações desenvolvidas para as beneficiárias incentivam a participação cidadã. “A política habitacional do Governo do Estado acompanha a evolução do mundo moderno. É importante que as donas de casa tenham outras funções além de cuidar do lar e dos filhos. Com a realização dos cursos elas têm a oportunidade de socializarem entre si, já que são vizinhas, se capacitam profissionalmente e adquirem a chance de proporcionar melhorias nas condições de vida de suas famílias”, enfatiza.

As casas
Construídas no bairro Lídia Souza, as 21 casas de 41,68 m², são distribuídas entre as ruas A, B e C. Os serviços de infraestrutura executados pela Seinfra correspondem a R$ 263.599,080 em investimentos e contemplam pavimentação granítica e implantação de meio-fio, rede de esgoto, drenagem e sistema de tratamento coletivo de esgoto, cujo percentual de execução já é de 40%.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis, Núcleo Social, Coasa
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro 13 de Julho - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2018 Seinfra. Todos os direitos reservados.