Quarta-feira, 14 de novembro de 2018.
Notícias
Atualizada em 31/08/2017
Interligação das Avenidas Rio de Janeiro e Gasoduto: novas pontes sobre o Rio Poxim receberão laje
Fotos
Após a conclusão do içamento das 33 vigas pré-moldadas e protendidas que compõe o vão e as duas cabeceiras e a execução das pré-lajes, as duas novas pontes sobre o Rio Poxim que fazem parte do projeto de interligação das Avenidas Rio de Janeiro e Gasoduto entre os bairros Inácio Barbosa e São Conrado estão prontas para receberem a laje do tabuleiro.

Uma das mais importantes obras de mobilidade urbana de Aracaju, executada pelo Governo de Sergipe por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), em parceria com o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE), com investimentos no valor de R$ 40.184.425,70, oriundos do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte) prossegue com seus trabalhos acelerados mesmo com os inconvenientes ocasionados pelo período chuvoso.

Avanços
Segundo o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a partir da próxima semana os serviços ficarão ainda mais céleres. “Iniciaremos a armação e concretagem do tabuleiro das pontes que receberá a laje, o que é um avanço considerável na obra e, com a proximidade do fim do inverno o solo perderá a vulnerabilidade, estando apto para receber os serviços de terraplenagem restantes”, explica.

Ele destaca outros trabalhos que serão iniciados nos próximos dias. “Assim que concluirmos os serviços de drenagem entre uma das cabeceiras da ponte e a Avenida Gasoduto, daremos início à sua terraplenagem para em seguida executarmos a aplicação das camadas de sub-base na via. Já em outra frente de trabalho, iniciaremos o remanejamento da tubulação de gás implantada por sob a via, o que nos possibilitará a interligação da rede de drenagem (que já está 90% concluída) das águas pluviais diretamente para o Rio Poxim, fator este que contribuirá significativamente para o avanço das demais atividades no projeto da interligação”, detalha.

Valmor Barbosa ressalta outras ações executadas na obra, em especial no trecho da Avenida Quirino onde estão situados vários condomínios residenciais. “Por conta dos transtornos inevitáveis que uma obra dessa proporção ocasiona, fazíamos a manutenção corretiva aplicando camadas de brita na via a fim de amenizar a situação. No entanto, as chuvas das últimas semanas comprometeram os trabalhos já executados, formando buracos e poças de lama na avenida e nas ruas perpendiculares. Porém, como já estava previsto no cronograma de atividades, na última segunda-feira iniciamos os serviços de manutenção no qual aplicamos camadas de pó de brita seguida do nivelamento com a patrol e posteriormente a compactação, o que deixará a avenida com melhor condição de trafegabilidade até podermos finalizar a terraplenagem e posteriormente aplicar a camada asfáltica”, revela.

O secretário diz ainda que estas atividades serão contínuas.“Até o final desta semana receberemos uma quantidade maior de material que ficará estocado e será utilizado na avenida de acordo com as necessidades que forem surgindo, evitando assim inconvenientes aos moradores e condutores que trafegam diariamente na área”, frisa.

Por: Alex Santiago // Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro 13 de Julho - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2018 Seinfra. Todos os direitos reservados.