Quarta-feira, 14 de novembro de 2018.
Notícias
Atualizada em 29/08/2017
Beneficiárias de Programa de Habitação em Nossa Senhora da Glória concluem curso de empreendedorismo
Fotos
Através do Projeto Técnico Social nos programas habitacionais desenvolvido pelo Núcleo Social da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), donas de casa beneficiadas pelo Programa Nacional de Habitação de Interesse Social (PHNIS) no Povoado Mandacaru em Nossa Senhora da Glória, concluíram os cursos de empreendedorismo em Patchwork e Crochê.

Realizadas durante o mês de julho e as quatro primeiras semanas do mês de agosto na Associação dos Pequenos Produtores Rurais do povoado Mandacaru, as atividades que foram escolhidas pelas beneficiárias levando-se em conta suas necessidades e aptidões compreenderam 80 horas/aulas, sendo ministradas por profissionais capacitados e selecionados pelo Núcleo Social da Seinfra, mediante seleção e avaliação curricular.

Segundo a assistente social da Seinfra e responsável pela fiscalização e acompanhamento das atividades do projeto social, Marilene Barros, as ações desenvolvidas vão além da elevação da autoestima. “Os cursos de geração de emprego e renda têm o propósito de desenvolver o empoderamento das beneficiárias participantes como forma de trabalhar suas vocações e sensibilizá-las a dar continuidade ao ofício aprendido mesmo após o término do curso, oportunizando-as assim a contribuírem com a sustentabilidade familiar”, declara.

De acordo com o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, existe uma preocupação maior para com os beneficiários. “Geralmente boa parte destas pessoas por circunstâncias diversas não deram prosseguimento aos estudos e, como o empreendedorismo é um dos eixos do Projeto Técnico Social dos programas habitacionais do Governo de Sergipe, uma das propostas é oferecer capacitação profissional a essas famílias a fim de que a geração de trabalho e renda contribua para a sua autonomia e avanço na qualidade de vida. Para isso, os profissionais do Núcleo Social da Seinfra vêm desenvolvendo continuamente vários projetos sociais, não medindo esforços para que sejam executados de forma satisfatória, assegurando-lhes um futuro digno”, enfatiza.

As habitações
Tendo investimentos na ordem de R$ 291.768,84, a conclusão das 12 unidades habitacionais tipo padrão no povoado Mandacaru fazem parte do Programa Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). As dependências das casas são compostas por varanda, sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço, totalizando 41,68 m² de área construída. Os serviços de infraestrutura do conjunto habitacional correspondem à implantação de passeio em concreto simples desempolado, pavimentação em paralelepípedo, rede de abastecimento de água, rede coletora de esgoto e sistema de tratamento composto por fossa séptica e filtro anaeróbio coletivo.

Por: Alex Santiago /Fotos: Núcleo Social (Seinfra); Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro 13 de Julho - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2018 Seinfra. Todos os direitos reservados.