Quarta-feira, 14 de novembro de 2018.
Notícias
Atualizada em 15/08/2017
Governo estimula esporte com construção de estádio em Pedrinhas
Fotos
Incentivar o desenvolvimento social dos sergipanos através da construção de locais apropriados para diversas práticas esportivas são ações realizadas pelo Executivo Estadual nos oito territórios sergipanos, cujos resultados têm tido a aprovação dos beneficiados com esse tipo de intervenções.

Na cidade de Pedrinhas, o Governo de Sergipe por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) construiu o Estádio de Futebol Roberto da Silva Alves, que além de se destacar pela imponência já é motivo de orgulho para os moradores e desportistas no município do território Sul Sergipano distante 95 km de Aracaju.

Com investimentos na ordem de R$ 1.807.554,89 oriundos do Programa Sergipe Cidades, que é resultado da bem sucedida parceria entre o Banco do Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo de Sergipe, o estádio possui 15.859,73 m² de área construída em um total de 22.223,89 m².

O Estádio
Erguido na Rua Argemiro Ferreira Dias, o estádio é cercado por um muro revestido de 2.078,73 m² com dois metros de altura em toda a sua extensão e três metros por trás das traves. Sua edificação é composta por uma sala destinada à administração, duas bilheterias, dois depósitos, um vestiário para juízes e dois para jogadores, dois sanitários masculinos, dois femininos e dois exclusivos para os jogadores, sendo que em todo o espaço foi aplicado pavimentação em piso de alta resistência e concreto desempolado e revestimento cerâmico nas áreas molháveis, bem como extintores de incêndio estrategicamente instalados.

O acesso às suas dependências será feito por uma entrada principal destinada à equipe técnica (jogadores, juízes, profissionais administrativos e honrarias), duas entradas laterais destinadas ao público e duas saídas laterais, sendo que por conta do desnível, uma delas possui rampa com guarda-corpo metálico, além de uma saída exclusiva para ambulâncias e veículos de apoio.

O estacionamento em pavimentação granítica possui 62 vagas, sendo quatro delas destinadas a pessoas com mobilidade reduzida totalizando 2.078,73 m² e 565, 23 metros lineares de meio-fio de concreto pré-moldado. Foi instalado serviço de drenagem e sistema de tratamento de efluentes, evitando assim, poças no gramado em dias de chuva. Na área externa foram plantadas seis palmeiras imperiais, 57 unidades de arbustos ornamentais de várias espécies e aplicada grama verde-esmeralda nos canteiros.

Garantindo o direito a acessibilidade, na área externa foram construídas seis rampas de acesso e implantado piso tátil direcional e placas de sinalização nas demais dependências, já em ambas as arquibancadas existem vagas exclusivas para cadeirantes e guarda-corpo metálico. A iluminação é composta por quatro postes de 16 metros, cada um com cinco refletores de 1000 watts implantados na área interna e dois postes de quatro pétalas no estacionamento, sendo que o interior do estádio possui luminárias de primeira qualidade e lâmpadas de emergência. Antevendo uma futura ampliação do sistema de iluminação também foi construída uma tubulação seca.

O campo de futebol tem 120 X 90 metros totalizando 10.800 m², no qual está plantada a mesma dimensão em grama específica para este tipo de espaço. A fim de garantir a segurança e integridade física do público em possíveis situações de conflito durante os jogos, as duas arquibancadas construídas em cinco níveis e com capacidade para 800 pessoas são separadas por um alambrado, sendo que tanto estes quanto os do campo possuem 13 fios de arame galvanizado revestido em PVC, o que assegura maior durabilidade por conta da ação do tempo.

Novos times
Segundo o morador e desportista, Roberto Marcos de Jesus, 37 anos, o estádio é uma das obras mais celebradas pelos moradores. “A cidade possui dois times oficiais e muitos homens que gostam de jogar futebol. Porém, como só dispomos de uma quadra e um campo particular que cobra aluguel para o seu uso, o esporte deixou de ser praticado por muitos. Com a construção do estádio, a satisfação é geral e já existe a mobilização para a criação de novos times, uma vez que tendo uma estrutura desse porte todos se sentem estimulados, sem contar que os oito times dos povoados já estão se reestruturando e, muito em breve, a prática do futebol movimentará o município”, revela o autônomo e jogador do time de veteranos.

Para o cidadão pedrinhense, Ivan Carlos, a intervenção é uma das mais importantes já construídas no município. “Muitos times de futebol foram desfeitos porque não tínhamos um lugar apropriado para jogar. Há mais de 20 anos que existe a promessa por parte dos gestores estaduais, participei de uma reunião em que o saudoso Marcelo Déda prometeu buscar recursos para construí-lo. Graças a Deus o governador Jackson Barreto deu continuidade à promessa dele e hoje temos esse estádio que é orgulho e satisfação de todos os moradores e, com certeza, possibilitará a realização de jogos dos grandes times estaduais, alem de movimentar a cidade, gerando renda ao comércio”, afirma o autônomo de 49 anos.

Incentivo
De acordo com o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, mesmo antes de entregue a população, o estádio já é sinônimo de incentivo. “A vivência esportiva é uma importante aliada tanto da educação quando do dia a dia em sociedade. Ao construir esse estádio, o Governo de Sergipe cria um novo espaço de lazer, desperta um novo olhar para crianças e adolescentes que vêm no esporte a possibilidade de seguir uma carreira e contribui para o fortalecimento econômico do município, uma vez que a integração com times das cidades vizinhas será ainda maior, possibilitando a realização de torneios e campeonatos”, afirma.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro 13 de Julho - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2018 Seinfra. Todos os direitos reservados.