Terça-feira, 13 de novembro de 2018.
Notícias
Atualizada em 03/08/2017
Obras do alargamento da Avenida Euclides Figueiredo estão aceleradas
Fotos
O excesso de chuva registrado na capital nos últimos dois meses não prejudicou a continuidade dos serviços de alargamento da Avenida Euclides Figueiredo, no bairro Porto D’anta, obra que quando concluída será extremamente relevante para a mobilidade urbana de Aracaju.

Tendo investimentos no valor de R$ 23.113.648,78 provenientes do Programa de Infraestrutura e da Mobilidade Urbana (Pró Transporte), a intervenção executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com a Companhia Estadual de Obras Públicas (CEHOP) compreende a duplicação de uma das principais avenidas da capital, tendo o seu início no final da Avenida Tancredo Campos e terminando nas imediações da ponte que faz divisa com o município de Nossa Senhora do Socorro.

O andamento dos serviços
Segundo o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, apesar do inverno rigoroso, o ritmo da obra se mantém célere. “Tivemos um volume pluviométrico muito acima do esperado, porém, por termos feito um rigoroso planejamento de execução dos trabalhos, já concluímos 80% dos serviços de terraplenagem onde será feita a duplicação das vias e implantados 10 dos 14 pinos de recalque (peça cilíndrica e alongada utilizada nesse tipo de obra, a fim de monitorar o recalque natural do solo e garantir a sua estabilidade), que são monitorados por topógrafos duas vezes por semana), aplicada uma camada de base de brita graduada, bem como concluímos toda a rede de drenagem, restando apenas executar a galeria da pista de estente, situada no lado oposto da Avenida Euclides Figueiredo”, detalha.

Ele ressalta outras ações que estão sendo realizadas. “Estamos aplicando placas de grama no talude (parede com declive acentuado) entre a pista da duplicação e onde será construída a área de lazer, de modo que já foram plantadas 3.000 dos 5.000 m² da grama, que é regada em dias alternados. Em outra frente de serviço, os trabalhadores fazem a alocação da estação elevatória de esgoto e iniciaram a implantação das bocas de lobo nas proximidades de onde será construído o futuro posto médico”, explica.

Valmor Barbosa, diz ainda que nas próximas semanas os serviços terão um maior volume. “Assim que o solo estiver mais firme iniciaremos a execução da camada de sub-base nas imediações do residencial José Eduardo Dutra e das camadas de base onde a terraplenagem está concluída, paralelo a estas atividades mobilizaremos os profissionais para a execução dos primeiros trabalhos onde será construída a área de lazer, elevando assim o número do efetivo, que atualmente conta com 60 operários”, revela.

A intervenção
De acordo com o secretário, a duplicação é uma das obras mais importantes já construídas na Zona Norte de Aracaju pelo Governo Estadual. “Estando concluída, a avenida terá pista de rolamento com nove metros de largura, sinalização horizontal com pintura termoplástica e vertical com placas reflexivas, além de semipórtico para sinalização de rodovia. Ao seu lado será construída uma área de lazer equipada com ciclovia em concreto polido pigmentado, calçadas em concreto polido, pista de cooper margeando o mangue, três quadras de vôlei de areia, três quadras poliesportivas, dois parques infantis, um campo de futebol society, dois quiosques específicos para venda de cocos, uma rampa de skate, 12 quiosques para convivência, um posto de saúde, dois postos policiais, um estacionamento em paralelepípedo de 286 m² e dois estacionamentos em pavimentação asfáltica com 3.226 m², sendo que em toda a extensão serão construídas rampas para pessoas com mobilidade reduzida e aplicados 183 metros de piso táctil em concreto”, exemplifica.

Ele acrescenta outros serviços que contemplam o projeto. “Em todo o trecho da área de lazer serão instaladas 29 lixeiras em fibra de vidro com cinzeiro, 29 bancos de concreto com encosto de madeira massaranduba, rede de iluminação pública com 35 postes de 16 metros com quatro pétalas e lâmpadas de vapor de sódio 400 W. No projeto paisagístico serão aproveitadas algumas árvores existentes, bem como plantadas 352 unidades de árvores, 1343 unidades de arbustos e 19.354 m² de grama, o que transformará aquela área da zona norte no mais novo cartão-postal de Aracaju”, afirma.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro 13 de Julho - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2018 Seinfra. Todos os direitos reservados.