Terça-feira, 13 de novembro de 2018.
Notícias
Atualizada em 01/06/2017
Governo conclui construção de creche em povoado de Pedra Mole
Fotos
Atendendo a uma reivindicação dos moradores e visando a oferta de melhorias nas condições de vida das famílias, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) concluiu a construção de uma creche no Povoado Tapado, a 4 km da sede de Pedra Mole no território Agreste Central Sergipano.

Tendo investimentos de R$ 1.257.360,69 oriundos do Sergipe Cidades, programa resultado da exitosa parceria entre o Governo de Sergipe e o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a unidade escolar infantil possui 749,70 m² de edificação, em uma área total de 2.007,49 m² e terá capacidade para atender a 88 crianças.

A creche
Situada na Praça José Domingos de Conceição e, por ter sido edificada em um amplo terreno, a obra foi muito bem distribuída e chama a atenção pela imponência, sendo uma das construções mais bonitas da comunidade. Sua construção recebeu materiais de primeira qualidade, a exemplo dos 900 m² de revestimento cerâmico, 580 m² de pavimentação em alta resistência 110 m² de cerâmica e 630 m² de concreto, 2.400 m² de pintura e 760 m² de cobertura.

O espaço possui quatro salas de aula, fraldário, secretaria, berçário, enfermaria, sala de professores e de direção, refeitório, dependências essenciais (banheiros, cozinha, despensa, depósito de material de limpeza), parque infantil composto por escorregadeira, gira-gira e gangorras.

Seguindo a determinação das normas padrões de acessibilidade, foi aplicado piso tátil e construídas rampas de acesso. No projeto paisagístico foram aplicados seixo rolado e plantas ornamentais. Para garantir mais segurança ao local, extintores de incêndio serão distribuídos estrategicamente, foram instaladas placas de sinalização na área interna e grades em todas as portas e janelas.

A iluminação é composta por luminárias modernas em todos os ambientes. Na área externa foram implantadas cinco postes decorativos com duas pétalas e quatro na interna, além de arandelas ao redor do muro e ainda lâmpadas de emergência nos corredores. Nos dois espaços de convivência das áreas laterais foram construídos 10 bancos de concreto.

A unidade infantil possui casa de lixo, área coberta para varal de roupas, reservatório elevado com capacidade para 10 mil litros e subterrâneo com capacidade para 35 mil. Ao lado da edificação foi reservado um espaço denominado área de manutenção, onde está instalado o sistema de tratamento de esgoto, o qual possui caixas de inspeção e de bombeamento, fossa, filtro e canteiro de infiltração, o que evitará a eliminação dos resíduos para a área externa da creche.

Satisfação
Moradora do povoado, a dona de casa Lucélia Batista dos Santos, 30 anos, se mostra contente com a obra. “Vai ser muito bom, pois muitas vezes tenho que sair de casa e às vezes não tenho com quem deixar minha filha, agora vamos ter um lugar seguro”, declara.

Mãe de três crianças que serão atendidas pela unidade infantil, Josefa Irmã da Conceição, não vê a hora de o espaço funcionar. “Trabalho com vendas externas e para mim é complicado ter com quem deixar meus filhos. Com a creche funcionando ficarei aliviada, pois sei que eles estarão em segurança. Tanto eu quanto várias mães do povoado estamos ansiosas para que a creche seja inaugurada”, revela a autônoma de 29 anos.

Contribuição para o futuro
Segundo o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a obra proporcionará inúmeros benefícios para as famílias do povoado. “Investir em educação é o maior gesto de promoção para um futuro melhor que qualquer gestor público pode fazer, pois ela é a mola mestra para a formação do ser humano, uma vez que a partir do aperfeiçoamento da capacidade física, moral e intelectual da criança é que se formam grandes homens aptos para uma melhor integração social e ainda para gerir os destinos das ações”, avalia.

Ele acrescenta que a edificação da creche é mais uma comprovação do cuidado que o Governo tem para com o seu povo. “Além de elevar a autoestima dos moradores do povoado, pois a creche oportunizará segurança e comodidade não só aos pequenos, mas também aos seus pais, o governador Jackson Barreto reafirma o compromisso de que a promoção do desenvolvimento social dos sergipanos independe do seu domicílio geográfico”, enfatiza.

Por: Alex Santiago
Fotos: Amanda Melo
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro 13 de Julho - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2018 Seinfra. Todos os direitos reservados.