Quarta-feira, 14 de novembro de 2018.
Notícias
Atualizada em 29/05/2017
Governo assegura realização dos festejos juninos do Centro de Criatividade
Fotos
Os moradores dos bairros Getúlio Vargas, Cirurgia e da comunidade Maloca já podem festejar a volta da realização dos festejos juninos no principal espaço cultural da região. Acompanhado pelo Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, do Diretor-Presidente da Cehop, Caetano Quaranta, de engenheiros, técnicos e autoridades, o governador Jackson Barreto visitou na última sexta-feira,26, o canteiro de obras do Centro de Criatividade.

“É com uma enorme satisfação que eu asseguro a volta dos festejos juninos do Centro de Criatividade, em especial o tradicional Arraiá do Arranca Unha, ainda neste ano. Estamos trabalhando incansavelmente para devolver à comunidade um espaço que é dela, que faz parte da sua história e posso garantir que suas atividades juninas este ano voltarão a ser realizadas aqui”, afirmou o governador.

Agilidade
De acordo com o Secretário da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a execução dos trabalhos segue o cronograma previsto. “Na assinatura da Ordem de Serviço para a reforma do espaço, o governador Jackson Barreto assumiu o compromisso de que até meados de junho a área externa seria entregue à comunidade e, diariamente 60 funcionários se revezam na finalização da aplicação das placas de grama verde-esmeralda, na finalização da reforma dos cinco camarins e dos seis banheiros externos, do serviço de iluminação e nos acabamentos das áreas de convivência”, explicou.

Ele acrescenta que o aspecto do Centro de Criatividade é outro. “O anfiteatro teve a arquibancada e o palco já revitalizados, implantamos a acessibilidade com a aplicação de pito tátil direcional e construção de rampas com guarda-corpo metálico tanto no acesso leste como na área interna, o que facilitará a locomoção até o espaço cultural. Também construímos uma pracinha com bancos em concreto e mesas de xadrez e dama e estamos finalizando a recuperação da quadra poliesportiva, o que corresponde a 2/3 de toda a obra”, detalhou.

Valmor Barbosa diz ainda que paralelamente aos serviços executados na área externa, existem outras frentes de trabalho. “Uma pequena parte dos profissionais dá continuidade às ações na área norte do espaço e, ao final dos festejos juninos, será feita a recuperação da estrutura metálica e, posteriormente da cobertura, a revitalização das salas e oficinas, da quadra de vôlei, construção das duas guaritas e finalização dos serviços da rede de drenagem além dos acabamentos finais, de modo que até meados de dezembro deste ano o centro de criatividade estará revitalizado e os aracajuanos, em especial a comunidade residente ao redor dele terá de volta o seu mais importante cartão-postal”, frisou.

A reforma
Executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com a Companhia Estadual de Obras Públicas (Cehop), a reforma do Centro de Criatividade recebe investimentos na ordem de R$ 3.200.000, oriundos do Banco do Estado de Sergipe (BANESE).

As intervenções na área externa correspondem à construção de um alojamento, duas guaritas, recuperação de duas quadras esportivas com aplicação de alambrado em tela de PVC, implantação de acessibilidade com piso tátil e rampas especiais, área de lazer com brinquedos, recuperação da iluminação, implantação de 220 m² de pavimentação em paralelepípedo e 930 m² de passeio em concreto desempolado, plantio de 5.500 m² de grama verde-esmeralda e execução do sistema de irrigação com perfuração de poço tubular e reservatório apoiado.

Já no espaço cultural serão recuperadas a estrutura metálica e de concreto, feita a pintura das telhas, implantação de climatização, sonorização e acústica do auditório, implantação de plataformas de acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção, revisão das instalações de SPDA, elétricas, hidráulicas e sanitárias, sistema de combate a incêndio e pânico, além da recuperação das arquibancadas dos palcos e das quadras, sanitários, camarins e vestiários, sendo que a área total do espaço situado na Praça Saturnino de Brito, no coração do bairro Getúlio Vargas é de 14.000 m².

Segundo o governador Jackson Barreto, os anseios da comunidade serão atendidos. “Essa é a primeira grande reforma do Centro de Criatividade desde a sua construção. Com essa revitalização, quitamos a dívida com os aracajuanos e, nesse espaço reformado e ampliado desenvolveremos diversas atividades culturais permanentes com ampliação de cursos e oficinas, firmaremos parcerias com outros órgãos e criaremos a primeira escola de ballet pública, pois é de conhecimento geral que a maioria dos maiores talentos saem das camadas mais populares”, enfatizou.

Por: Alex Santiago
Fotos: Amanda Melo
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro 13 de Julho - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2018 Seinfra. Todos os direitos reservados.