Quarta-feira, 14 de novembro de 2018.
Notícias
Atualizada em 18/05/2017
Obras do alargamento da Avenida Euclides Figueiredo e construção do calçadão seguem cronograma
Fotos
Quem trafega pela Avenida Euclides Figueiredo a partir do bairro industrial no sentido Porto D’anta já consegue visualizar as mudanças ocorridas com as ações do Governo do Estado naquela área, agora a obra que está em andamento é a do alargamento da Avenida Euclides Figueiredo, executadas pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) em parceria com a Companhia Estadual de Obras Públicas (Cehop).

Tendo investimentos provenientes do Programa de Infraestrutura e da Mobilidade Urbana (Pró Transporte) na ordem de R$ 23.113.648,78, os trabalhos da duplicação que iniciam no final da Avenida Tancredo Campos obedecem ao cronograma estabelecido e um grande canteiro de obras já faz parte da principal Avenida da Zona Norte de Aracaju.

Na manhã da última terça-feira, 16, o secretário de Estado de Infraestrutura, Valmor Barbosa, acompanhado do presidente da Cehop, Caetano Quaranta e do diretor operacional da Cehop, Howard Alves de Lima, visitaram a obra percorrendo sua extensão e verificando o andamento. “Esta obra é fundamental, pois este trecho da Zona Norte de Aracaju já necessitava de um novo corredor de transporte. Aqui tem acesso da Avenida Euclides Figueiredo ao conjunto Marcos Freire, a Paulo Figueiredo com o conjunto João Alves. O Governo do Estado percebendo a necessidade de interligar a Zona Norte com o Centro de Aracaju, já que nós estamos também com obra na Zona Sul que é um novo corredor que é a Rio de Janeiro com Gasoduto, o governo hoje torna realidade fazer a duplicação da Avenida Euclides Figueiredo, pois o trafego é grande nesta área e o Governo percebendo isso está fazendo alargamento da via e criando uma urbanização nos dois sentidos”, explicou Valmor Barbosa no canteiro de obra.

O secretário acrescenta que a finalidade também com esta obra, é evitar novas invasões. “Tínhamos aqui uma ocupação irregular muito antiga, do Porto Dantas, hoje podemos observar outra realidade, Governo do Estado construiu 580 casas em parceria com o Governo Federal, pelo programa Pró Moradia, realocou essas famílias para estas casas, com agua, luz, esgotamento sanitário, pavimentação, drenagem e agora mais esta obra que se encontra em pleno vapor. É uma obra extensa. Estou satisfeito com o andamento das obras. Nós entregamos a obra da Tancredo Campos, entregamos a Orlinha do Bairro Industrial, ou seja, é um canteiro de obras do Centro da cidade até a entrada de Aracaju por Socorro. Hoje o governo aporta mais de 250 milhões em obras, recurso significativo só no município de Aracaju, isso demonstra a capacidade que o Governo tem de atender uma grande demanda nas cidades, o da mobilidade urbana”, pontuou o secretário.

A duplicação e calçadão
Quando duplicada, a avenida terá pista de rolamento com nove metros de largura, sinalização horizontal com pintura termoplástica e vertical com placas reflexivas, além de semipórtico para sinalização de rodovia. Ao seu lado será construída uma área de lazer com recursos do Proinveste, equipada com ciclovia em concreto polido pigmentado, calçadas em concreto polido, pista de cooper margeando o mangue, três quadras de vôlei de areia, três quadras poliesportivas, dois parques infantis, um campo de futebol society, dois quiosques específicos para venda de cocos, uma rampa de skate, 12 quiosques para convivência, um posto de saúde, dois postos policiais, um estacionamento em paralelepípedo de 286 m² e dois estacionamentos em pavimentação asfáltica com 3.226 m², sendo que em toda a extensão serão construídas rampas para pessoas com mobilidade reduzida e aplicados 183 metros de piso táctil em concreto.

Completando o espaço, em todo o trecho da área de lazer serão instaladas 29 lixeiras em fibra de vidro com cinzeiro, 29 bancos de concreto com encosto de madeira massaranduba, rede de iluminação pública com 35 postes de 16 metros com quatro pétalas e lâmpadas de vapor de sódio 400 W. No projeto paisagístico serão aproveitadas algumas árvores existentes, bem como plantadas 352 unidades de árvores, 1343 unidades de arbustos e 19.354 m² de grama.

“Esse novo calçadão terá todos os equipamentos públicos necessários para garantir o lazer e bem estar da comunidade, nós estamos fazendo um calçadão moderno e talvez melhor que o da Zona Sul. Então toda essa infraestrutura nesta área com um conjunto habitacional recentemente entregue, a duplicação da Euclides Figueiredo para acabar com o gargalo que tinha até chegar no moinho Sergipe, vamos fazer um binário com a Tancredo Campos, que recentemente inauguramos, com mais de vinte ruas pavimentadas com esgotamento sanitário. Então todo esse eixo do mercado até a ponte do Marcos Freire o Governo de Sergipe está fazendo uma revolução no sentido de infraestrutura urbana que abrange a mobilidade e a parte de urbanização”, completou Valmor.

Por Amanda Melo
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro 13 de Julho - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2018 Seinfra. Todos os direitos reservados.