Terça-feira, 13 de novembro de 2018.
Notícias
Atualizada em 12/05/2017
Governador entrega Escola Profissionalizante em Poço Redondo
Fotos
Uma quarta-feira que entrará para a história do município de Poço Redondo e habitantes do Alto Sertão Sergipano. Acompanhado por diversas autoridades, o governador Jackson Barreto fez a entrega oficial do Centro Estadual de Educação Profissional Dom José de Castro Brandão no Povoado Queimada Grande em Poço Redondo, a 185 km de Aracaju.

Com investimentos no valor R$ 7 milhões, provenientes do Programa Sergipe Cidades, programa resultante da parceria exitosa do Governo Estadual e o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a obra foi executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) e proporcionará ensino de qualidade a centenas de adolescentes filhos de pequenos agricultores, assentados, quilombolas e indígenas.

As instalações
Ocupando 5.300 m² de uma área total de 15.000 m², a escola dispõe de um bloco pedagógico com 12 salas de aula com capacidade para 40 alunos cada uma delas, cinco laboratórios (dois de informática, um de ciências, um de biologia e um de física) além de uma biblioteca.

Também foi construído um bloco com seis laboratórios técnicos especializados nos quais os alunos terão aulas de mecanização agrícola, química, processamento de alimentos, microbiologia, topografia e informática e ainda outra biblioteca.
Para a área administrativa foi construído um bloco com salas de direção, reuniões, vídeo, professores, secretaria, coordenação pedagógica, recursos didáticos, suporte pedagógico, arquivo morto, almoxarifado, depósito e grêmio estudantil. No bloco de serviços as dependências são compostas por cozinha industrial, refeitório, despensa e banheiros masculinos, femininos, além dos exclusivos para pessoas com deficiência.

Como a escola atenderá a alunos das cidades circunvizinhas e até de outros territórios, bem como dos estados de Alagoas e Bahia, foi construído um bloco de alojamentos com 32 quartos coletivos com capacidade para acolher 128 alunos, além de uma sala de estudo, quatro banheiros com vestiários, uma lavanderia e cinco quiosques.

Segurança e comodidade
Para assegurar comodidade aos alunos e professores, a unidade de ensino profissionalizante possui cinco reservatórios de água, um subterrâneo com capacidade para 33 mil litros e quatro elevados em fibra de vidro com capacidade total de 40 mil litros. A unidade também está dotada de sistema de tratamento de esgoto composto de estação elevatória e canteiro de infiltração, casa de lixo e gás, sistema de combate a incêndio e de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA). O centro de ensino ainda possui guarita, estacionamento interno para veículos, motos e bicicletas e tem capacidade pra atender 480 alunos em tempo integral.

Grande conquista
Para o governador Jackson Barreto, a satisfação em entregar essa escola aos moradores do Alto Sertão Sergipano é única. “Essa escola recebe o nome de José Antônio de Castro, porque foi um homem que trabalhou fortalecendo o sertão sergipano, que se tornou bispo pelo Papa Joao XXIII e foi bispo pela sua história. Eu estou muito feliz de entregar uma escola para os filhos do povo, os filhos dos trabalhadores rurais, aos filhos dos lutadores do MST. Uma obra dedicada a esta região para aprender noções de agroindústria, agropecuária, zootecnia, uma obra que vai casar e dialogar de forma direta com o campus da Universidade Federal de Sergipe que será construído em breve aqui. Então, esta escola profissionalizante vai ser voltada pra vocação da região e vai trazer mais educação também para o sertão de Sergipe”, declarou.

De acordo com o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a escola é a comprovação do compromisso do Executivo Estadual para com o povo sergipano. “O governador Jackson Barreto tem a educação como um dos grandes pilares da sua gestão. Para ele não basta reformar, construir e modernizar as escolas em todos os territórios, é necessário qualificar os adolescentes e, pensando nisso, já construiu escolas profissionalizantes em Boquim, Carmópolis, Nossa Senhora das Dores, hoje faz a entrega desta aqui em Poço Redondo e em breve irá inaugurar uma em Nossa Senhora do Socorro e outra no município de Umbaúba”, frisou

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro 13 de Julho - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2018 Seinfra. Todos os direitos reservados.