Quarta-feira, 14 de novembro de 2018.
Notícias
Atualizada em 10/05/2017
Governo constrói Estádio em Pedrinhas
Fotos
Estimular as práticas esportivas e proporcionar diversas opções de lazer e entretenimento aos habitantes dos oito territórios sergipanos foram compromissos assumidos e que estão sendo cumpridos regularmente pelo Executivo Estadual, que por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), está construindo um estádio no município de Pedrinhas, a 95 Km de Aracaju.

Tendo recursos no valor de R$ 1.807.554,89 provenientes do Programa Sergipe Cidades, que é resultado da exitosa parceria entre o Banco do Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo de Sergipe, a obra tem 15.859,73 m² de construção em uma área total de 22.223,89 m².

O estádio
Edificado na Rua Argemiro Ferreira Dias, o espaço é cercado por um muro revestido de 2.078,73 m² com dois metros de altura em toda a sua extensão e três metros por trás das traves. Sua edificação é composta por uma sala destinada a administração, duas bilheterias, dois depósitos, um vestiário para juízes e dois para jogadores, dois sanitários masculinos, dois femininos e dois exclusivos para os jogadores, sendo que em toda a obra será aplicada pavimentação em piso de alta resistência e concreto desempolado e revestimento cerâmico nas áreas molháveis e instalados extintores de incêndio.

O acesso ao estádio se dará por uma entrada principal destinada à equipe técnica (jogadores, juízes, profissionais administrativos e honrarias), duas entradas laterais destinadas ao público e duas saídas laterais, além de uma saída exclusiva para ambulâncias e veículos de apoio. O estacionamento em pavimentação granítica possui 62 vagas totalizando 2.078,73 m² e 565, 23 metros lineares de meio-fio de concreto pré-moldado. O complexo contará ainda com serviço de drenagem e sistema de tratamento de efluentes e, na área externa serão plantadas seis palmeiras imperiais e 57 arbustos ornamentais.

O direito a acessibilidade será assegurado com a implantação de piso tátil direcional, placas de sinalização e rampas de acesso às pessoas com mobilidade reduzida. A iluminação será composta por quatro postes de 16 metros cada um com cinco refletores de 1000 watts implantados na área interna e dois postes de quatro pétalas no estacionamento, sendo que o interior do estádio terá luminárias de primeira qualidade e lâmpadas de emergência. Ainda foi construída uma tubulação seca para possível ampliação futura do sistema de iluminação.

O campo de futebol tem 120 X 90 metros totalizando 10.800 m², onde serão plantadas a mesma área em grama. Duas arquibancadas em cinco níveis foram construídas e ficarão separadas por um alambrado, de modo que durante os jogos as torcidas ficarão em lados opostos, garantindo a integridade física de todo o público em possíveis situações de conflitos. Tanto o alambrado do campo quanto os das arquibancadas terá 13 fios de arame galvanizado revestido em PVC, o que assegura maior durabilidade por conta da ação do tempo.

Os serviços
De acordo com o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, o andamento da obra obedece ao cronograma. “15 profissionais trabalham na pavimentação do estacionamento, finalização da cobertura, instalações elétricas, implantação dos peitoris e das estacas de concreto para o alambrado, além do sistema de drenagem, o que já corresponde a 65% da execução da obra”, explica.

Satisfação geral
Morando há dois anos em frente ao futuro estádio, o comerciante José Ramos, 26 anos, se mostra contente com a obra. “Vai ser muito bom porque a cidade enfim terá um local adequado para a realização de partidas de futebol e servirá também para jogos contra times das cidades vizinhas, sem contar que as vendas do comércio aumentarão. E essa não é somente a minha opinião, mas de todos os moradores com quem converso”, revela.

Comungando da mesma ideia, Rômulo João Farias de Andrade, afirma que a satisfação é geral. “O município agora terá um campo oficial e isso já está gerando satisfação para os esportistas, comerciantes e a população como um todo. Esse espaço servirá como boa influência para os jovens e adolescentes que agora terão um lugar adequado para a prática do esporte que é paixão nacional”, avalia o autônomo de 34 anos.

Compromisso
Segundo Valmor Barbosa, a obra reafirma o compromisso do Governo de Sergipe com a promoção da cidadania."Nos oito territórios sergipanos o Governo vem construindo e reformando quadras, ginásios e complexos poliesportivos e, isso só ressalta o compromisso em proporcionar aos sergipanos variadas opções de lazer e entretenimento, uma vez que espaços dessa natureza têm múltiplas funções de utilização e, além de elevar a autoestima e a dignidade dos moradores, retiram a juventude do ócio, direcionando-a para um futuro melhor e com novas oportunidades”, enfatiza.

Por: Alex Santiago
Fotos: Felipe Fiscina
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro 13 de Julho - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2018 Seinfra. Todos os direitos reservados.