Terça-feira, 13 de novembro de 2018.
Notícias
Atualizada em 02/05/2017
“O governo trará de volta a alegria e o resgate da nossa cultura”, diz morador sobre Centro de Criatividade
Fotos
A fala é de Manoel Cardoso de Sá e refere à reforma e ampliação do Centro de Criatividade, obra que deve ser finalizada até junho deste ano
O governo do Estado está reformando e ampliando o Centro de Criatividade, que localizado no bairro Getúlio Vargas, em Aracaju. O processo de reforma terá duas etapas e a previsão é que a área externa seja inaugurada ainda em junho, período em que a secretaria de Estado da Cultura (Secult) deve promover festejos juninos em comemoração à retomada das atividades.

“Com 60 homens trabalhando diariamente nessa obra, será restaurada a parte externa do Centro de Criatividade, que inclui a concha acústica, as arquibancadas, o acesso do público. A primeira etapa está prevista para entrega em junho. Depois será reformada a área interna, que receberá ajustes de acessibilidade entre outras melhorias”, explicou Valmor Barbosa, secretário de Estado de Infraestrutura.

Depois de concluída a área externa, será retomada as festividades do tradicional concurso ‘Arraiá Arranca Unha’. “Já está tudo certo para esse concurso de quadrilhas ser retomado. Estamos com edital de seleção para ser lançado na próxima semana, e a previsão é de que o evento ocorra de 15 à 30 de junho, com a grande final no dia 30”, explicou Tiara Camara, diretora de projetos da Secretaria de Estado da Cultura.

De acordo com o responsável pelo Centro de Criatividade, Isaac Galvão, além do Arraiá outros projetos já estão sendo acrescentados no cronograma de atividades do espaço.

A reforma
A obra, que é executada pela Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), possui um investimento orçado em R$ 2,7 milhões e contempla o espaço cultural, o anfiteatro com palcos e camarins, quadras e área de lazer. Já a ampliação abrange alojamento e duas guaritas com área total construída de 2.200m².

O novo Centro de Criatividade contará com 120 lugares, atelier de pintura, mezanino e deposito. Já o anfiteatro contará com arquibancada com capacidade para mil pessoas, palco com 110 m² e três camarins masculinos e três femininos. O espaço terá ainda duas quadras: uma polivalente com 390m², com arquibancada capaz de suportar 380 pessoas, e a outra de voleibol, com 160m² e arquibancada com capacidade para 130 pessoas.

A área de lazer será ampla com mesas de xadrez e de dama, um parque para crianças com brinquedos (gangorra, escorregadeira, trepa-trepa e escada de cilindros), e bancos de concreto em toda a praça.

“Além de todas essas intervenções serão feitas revisão das coberturas com estrutura metálica, revisão das esquadrias de ferro e de madeira, execução do sistema de climatização, SPDA e sonorização, impermeabilização da cobertura em policarbonato, isolamento acústico com painel em lã de vidro e piso em concreto desempolado, recuperação de muro de arrimo, plantio de grama e rampas de acesso para deficientes. Vamos com esta reforma e ampliação resgatar para o sergipano um espaço cultural histórico importante. Deixando-o mais moderno e com capacidade maior para atender melhor a população e produção cultural e de lazer do nosso Estado”, completa Valmor Barbosa.

Morador há mais de 60 anos do bairro Getúlio Vargas, o aposentado Manoel Cardoso de Sá ressalta a importância da reforma. “Esse centro tem importância histórica para Aracaju. Fico muito entusiasmado com a reforma e agradecido ao governo, que resgatou o espaço. Além disso, essa reativação melhora nossa segurança, pois com o abandono do prédio a marginalidade aumentou. O governador trará de volta a alegria e o resgate da nossa cultura”, afirmou.

Por Amanda Melo
Fotos Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro 13 de Julho - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2018 Seinfra. Todos os direitos reservados.