Terça-feira, 13 de novembro de 2018.
Notícias
Atualizada em 26/04/2017
Obras do alargamento da Avenida Euclides Figueiredo modificam cenário no bairro Porto D’anta
Fotos
Quem trafega pela Avenida Euclides Figueiredo a partir do bairro industrial no sentido Porto D’anta já consegue visualizar as mudanças ocorridas com o prosseguimento das obras do seu alargamento, executadas pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) em parceria com a Companhia Estadual de Obras Públicas (Cehop).

Tendo investimentos provenientes do Programa de Infraestrutura e da Mobilidade Urbana (Pró Transporte) na ordem de R$ 23.113.648,78, os trabalhos da duplicação que iniciam no final da Avenida Tancredo Campos obedecem o cronograma estabelecido e um grande canteiro de obras já faz parte da principal avenida da Zona Norte de Aracaju.

Os serviços
De acordo com o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, as três frentes de trabalho seguem céleres. “45 profissionais se dividem entre a execução do aterro para a construção da ciclovia e passeio, remoção de entulhos, substituição do solo ruim por material arenoso, bem como nos serviços de drenagem e no espalhamento de material”, detalha.

Ele acrescenta que algumas atividades específicas foram executadas. “A sub-base do início do primeiro trecho do alargamento, bem como a situada ao lado do residencial José Eduardo Dutra ficaram prontas. Dos três lançamentos de galerias, dois estão concluídos, enquanto que dos seis lançamentos tubulares, metade foi feito e estamos finalizando a selagem para a sub-base do segundo trecho, de modo que o andamento da obra é satisfatório”, revela.

A duplicação
Uma vez duplicada, a avenida terá pista de rolamento com nove metros de largura, sinalização horizontal com pintura termoplástica e vertical com placas reflexivas, além de semipórtico para sinalização de rodovia. Ao seu lado será construída uma área de lazer equipada com ciclovia em concreto polido pigmentado, calçadas em concreto polido, pista de cooper margeando o mangue, três quadras de vôlei de areia, três quadras poliesportivas, dois parques infantis, um campo de futebol society, dois quiosques específicos para venda de cocos, uma rampa de skate, 12 quiosques para convivência, um posto de saúde, dois postos policiais, um estacionamento em paralelepípedo de 286 m² e dois estacionamentos em pavimentação asfáltica com 3.226 m², sendo que em toda a extensão serão construídas rampas para pessoas com mobilidade reduzida e aplicados 183 metros de piso táctil em concreto.

Completando o espaço, em todo o trecho da área de lazer serão instaladas 29 lixeiras em fibra de vidro com cinzeiro, 29 bancos de concreto com encosto de madeira massaranduba, rede de iluminação pública com 35 postes de 16 metros com quatro pétalas e lâmpadas de vapor de sódio 400 W. No projeto paisagístico serão aproveitadas algumas árvores existentes, bem como plantadas 352 unidades de árvores, 1343 unidades de arbustos e 19.354 m² de grama.

Satisfação
Residente no Conjunto Marcos Freire III em Nossa Senhora do Socorro, Robson da Cruz, se mostra satisfeito com a obra. “É um benefício que muita gente precisa, eu, por exemplo, trabalho na Barra dos Coqueiros e passo por aqui de bicicleta de segunda a sábado e o risco é muito grande, pois disputamos com os carros, necessitamos de um espaço apropriado para trafegar. Já tive amigos ciclistas que sofreram acidentes. Com essa futura ciclovia teremos muito mais segurança já que ela se encontra com as das Avenidas Tancredo Campos e João Rodrigues”, declara o operário da construção civil de 38 anos.

Morador das imediações da Avenida Euclides Figueiredo, no bairro Porto D’anta, Everton de Oliveira Santos, diz estar ansioso para que a obra fique pronta. “Ando por aqui todos os dias e vejo com muito gosto esse monte de máquinas e gente trabalhando. Já imagino essa avenida até mais bonita do que aquela no bairro 13 de Julho e, nós moradores, com um lugar agradável para passear e se divertir sem precisar ir muito longe”, revela emocionado o autônomo de 39 anos.

Há 30 anos residindo no Bairro Coqueiral, Antonio Pereira, avalia a duplicação como um grande feito pelo Executivo Estadual. “Já não tinha mais esperança de ver isso aqui melhorar, mas depois que o residencial José Eduardo Dutra ficou pronto tive a certeza que algo melhor viria e pelo que já foi dito teremos não só uma avenida larga e bonita, mas um espaço de lazer que vai beneficiar os moradores do bairro e também a nós que moramos vizinhos e passamos por aqui diariamente, só temos que agradecer ao Governo do Estado”, afirma o autônomo de 56 anos.

Novo cartão-postal
Valmor Barbosa diz ainda que a obra será crucial para a melhoria da mobilidade urbana de Aracaju “Além de ser uma das mais importantes vias de ligação entre os bairros da Zona Norte, a Avenida Euclides Figueiredo é o principal acesso ao complexo de conjuntos do município de Nossa Senhora do Socorro. Essa duplicação minimizará os entraves na circulação de veículos e pedestres na região, proporcionará mais segurança e, o seu maior diferencial é que junto a ela será construído um espaço de lazer com equipamentos urbanos que atenderão as necessidades dos moradores que ali residem, ao mesmo tempo em que se integrará a uma das mais belas reservas de manguezais existentes, o que resultará em um novo e belíssimo cartão-postal da capital sergipana”, ressalta.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro 13 de Julho - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2018 Seinfra. Todos os direitos reservados.