Quinta-feira, 27 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 31/01/2013
Presidenta Dilma e governador Marcelo Déda inauguram ponte Gilberto Amado
Considerada uma das mais importantes obras estruturantes realizadas nos últimos anos em Sergipe, a ponte liga os municípios sergipanos de Estância e Indiaroba
Fotos
A presidenta Dilma Rousseff e o governador Marcelo Déda, inauguraram na manhã desta terça-feira, 29, a ponte Gilberto Amado. Considerada uma das mais importantes obras estruturantes realizadas nos últimos anos em Sergipe, a ponte liga os municípios sergipanos de Estância e Indiaroba - por meio dos povoados Porto do Cavalo e Terra Caída. Antes da solenidade, Déda e Dilma descerraram uma placa agradecendo a todos os operários que trabalharam na construção.

"A ponte Gilberto Amado não é apenas grande no que ela tem de concreto e extensão. Não é apenas bela. Ela cumpre hoje uma das metas do meu governo que é a integração. Além da beleza, da melhoria na comunicação, eu quero que essa ponte tenha como carga principal a geração de emprego, progresso e paz para o povo de Sergipe", discursou o governador Marcelo Déda.

Dilma, em seu discurso, demonstrou toda a sua admiração pelo governador Marcelo Déda. “Ele fala com a alma de forma clara e mostrando sentimento e paixão. Quem fala dessa forma, são pessoas que são vistas na história da humanidade como especiais, e Déda é especial, pois consegue dizer e fazer”.

A presidenta ressaltou ainda que a ponte Gilberto Amado é a maior ponte fluvial do Nordeste e ainda assegurou que é uma das maiores do Brasil. “Essa é uma visão de presente e de futuro”.

Como chegou a Indiaroba de helicóptero, Dilma teve a oportunidade de conhecer a ponte do alto e observou cada detalhe. “A ponte tem uma paisagem fantástica, o vão central, o estaiamento, dá uma visão de uma coroa. Ela coroa essa paisagem!”.

A ponte Gilberto Amado, segundo Dilma, é resultado do olhar visionário do governador Déda. “Ele está ligando esse país que tem um dos mais belos litorais do mundo. A ponte dá uma grande oportunidade para o turismo”.

Fruto de um investimento superior a R$ 124 milhões, com recursos do Governo Federal, através do Ministério do Turismo e BNDES, e contrapartidas do Governo do Estado, a obra, que cruza o rio Piauí, é atualmente a maior ponte fluvial em todo o Nordeste brasileiro, com 1.712 metros de extensão. E faz parte do projeto do Governo do Estado de promover a integração de todo o litoral sergipano e, num futuro próximo, do litoral nordestino, por via costeira, de Recife a Salvador. A construção da ponte permite a ligação integral Aracaju/Salvador por via costeira, reduzindo a distância entre as capitais, criando um importante eixo rodoviário entre Sergipe e a Bahia e retirando da BR-101 um expressivo número de veículos.


Proinveste e Perspectivas
Segundo Dilma, não há nenhum estado que não tenha aprovado seu Proinveste. "É financiamento para investimento importante que vai desde mobilidade urbana à infraestrutura social. É crucial. Eu tenho conversado aqui, porque é de todo interesse do governo federal que o quanto antes isso seja aprovado. Nós fizemos um grande esforço o ano passado para liberar os recursos. Então, eu peço encarecidamente para todas as lideranças, que se resolva essa questão e que se permita ao governo do estado participar com todos os outros governos de todos os outros estados desse imenso esforço de financiamento", colocou a mandatária.

Segundo o prefeito de Indiaroba, José Leal Bitencourt, esta não é somente uma ponte para outro município, e sim uma ponte para o desenvolvimento. “Este é um dia histórico para toda a população de Indiaroba. É um grande orgulho contar com a presença da presidenta Dilma em nossa terra para entregar uma obra desse porte. Não há empreendimento melhor para viabilizar o fluxo turístico que transita pela Linha Verde, e isto nos dará um grande impulso para o desenvolvimento”, destacou o prefeito.

Além de agradecer pelo conjunto de obras executado no município graças ao empenho do governador Marcelo Déda, a exemplo das obras de drenagem e pavimentação que interligam povoados fundamentais para a região, o prefeito quebrou o protocolo e aproveitou a ocasião para fazer um apelo em prol da aprovação do Proinveste. “Pelo amor de Deus, pensem no povo. Este é um momento ímpar da política sergipana e para consolidarmos diversos projetos de desenvolvimento que já estão em andamento”, disse José Leal, dirigindo-se aos parlamentares estaduais.

O prefeito também evidenciou a importância de se homenagear um sergipano como Gilberto Amado. “Ele foi um dos grandes brasileiros que se empenhou pela inserção do voto direto. Este foi um cidadão estanciano que fez o seu papel e contribuiu decisivamente para a nossa democracia”, relembrou o prefeito.

Agradecimento
Já o prefeito do município de Estância, Carlos Magno Garcia, também agradeceu o empenho do governador em buscar desenvolver ações planejadas para proporcionar o desenvolvimento do turismo, bem como o espírito colaborativo da presidenta Dilma Rousseff em promover ações estruturantes. “Hoje estamos celebrando conquistas históricas para a população e comemorando a entrega de uma verdadeira ‘catedral’ para o desenvolvimento”, mencionou Carlos Magno, referindo-se à dimensão e importância estratégica da ponte.

O ministro de Estado do Turismo, Gastão Vieira, enfatizou a importância da obra evidenciando a sua dimensão. “Quero aqui fazer um agradecimento pela oportunidade de viabilizar a maior obra de infraestrutura turística do Ministério do Turismo existente hoje no Nordeste. Sempre pensei no turismo como uma saída válida e economicamente importante para o Nordeste, desde quando começamos a criar o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur)”, contextualizou o ministro, ao relembrar a sua atuação ainda como parlamentar federal, quando foi colega do então deputado federal, Marcelo Déda.

“É contagiante constatar o entusiasmo do governador Marcelo Déda ao encarar o desafio de fazer o turismo ter cada vez mais impacto no PIB nordestino”, completou Gastão Vieira.

Participação
O ato, realizado numa estrutura montada na cabeceira da ponte do lado de Indiaroba, contou com a presença do vice-governador, Jackson Barreto; da primeira dama e secretária de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino; do secretário de Infraestrutura, Valmor Barbosa; dos ministros das Minas e Energia, Edison Lobão; do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o general-de-Exército sergipano José Elito Siqueira Vasconcelos; além do senador Antônio Carlos Valadres; dos deputados federais Valadares Filho, Fábio Reis e Laércio Oliveira, do prefeito de Aracaju, João Alves Filho; do ex-governador e empresário Albano Franco, além de diversos prefeitos, parlamentares estaduais e municipais, secretários de Estado, membros da administração estadual e a população de diversos municípios da região.

Gilberto Amado
Gilberto de Lima Azevedo Souza Amado de Faria nasceu em Estância (SE), em 1887. Jornalista, diplomata e advogado, formou-se em 1909, pela Faculdade de Direito do Recife. Transferiu-se para o Rio de Janeiro no ano seguinte, iniciando-se no jornalismo. Sua atividade política começou em 1915, quando elegeu-se pela primeira vez deputado federal por Sergipe, permanecendo na Câmara dos Deputados até 1917. Novamente eleito deputado federal em 1921, foi reeleito em 1924, cumprindo mandato até o final de 1926. Diretor da Caixa Econômica Federal no ano seguinte, ainda em 1927 elegeu-se senador, sempre por seu estado natal. Sua carreira política terminou com a Revolução de 1930.

Serviu como embaixador no Chile, Finlândia, Itália e Suíça . A partir de 1948 foi membro, e muitas vezes presidente, da Comissão de Direito Internacional da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ingressou na Academia Brasileira de Letras em 1963. Publicou um grande número de obras, entre memórias, romances, crônicas, estudos filosóficos e político-sociológicos, destacando-se, entre estes últimos, As instituições políticas e o meio social no Brasil (1924), Eleições e representação (1931) e Presença na política (1958). Faleceu no Rio de Janeiro, em 1969.
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.