Terça-feira, 23 de maio de 2017.
Notícias
Atualizada em 10/04/2017
Governo entrega mais uma obra do Sergipe Cidades: Cisp em Lourdes
Fotos
Nossa Senhora de Lourdes recebeu, na tarde da última sexta-feira, 07, um Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). O governador Jackson Barreto esteve no município para promover a inauguração. Através de recursos oriundos do Programa Sergipe Cidades, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a nova unidade correspondeu a um investimento total de R$ 842.273,64.

“Tenho satisfação em chegar aqui e inaugurar, depois de um investimento de mais de R$840 mil, esse Centro Integrado de Segurança Pública. Algumas pessoas podem até questionar: ‘mas o Estado nessa crise, com dificuldades financeiras, fazendo uma obra desse porte’? E a resposta não poderia ser outra: ‘como é que a Polícia Militar e a Polícia Civil podem exercer seu trabalho com dignidade e de forma efetiva se não tiverem instalações adequadas para isso’? Nosso compromisso maior é o de investir nas pessoas e obras como esse Cisp, e como as escolas entregues hoje em Telha e Socorro, representam justamente isso: qualidade de vida e dignidade ao povo sergipano”, declarou Jackson.

Jackson acrescentou ainda que ficou muito satisfeito com as instalações. “São instalações decentes, que os policiais podem desenvolver suas atividades sabendo que estrutura adequada para realizar seu trabalho com excelência e isso dignifica o trabalho do servidor” completa Jackson Barreto.

Para o comandante da 2ª Companhia do 4º Batalhão da PM, capitão Anderson Ribamar, o Cisp, além de trazer dignidade para os policiais, oferecendo um ambiente melhor aos profissionais, é importante também para a comunidade que vai ser recebida em um local adequado. “Traz dignidade, respeito e, com isso, quem ganha é a sociedade, pois os policiais vão trabalhar mais motivados, tendo um lugar mais digno para receber, inclusive, os próprios cidadãos. Aqui, trabalhando a Polícia Militar e a Polícia Civil em conjunto, muitos problemas deixarão de existir, pois tudo será resolvido no mesmo local”, explicou.

Qualidade para a polícia
Ainda de acordo com o comandante, os investimentos que o governo tem feito em Sergipe são muito importantes para que a segurança possa continuar avançando. “Na área de Segurança, Jackson ativou em Glória a Companhia de Caatinga, reformando e ampliando o imóvel e, ainda, aumentando o efetivo. No 4º Batalhão, que envolve Canindé, Poço Redondo, Monte Alegre, Glória, Porto da Folha e Gararu aumentou o efetivo para 60 policiais, sendo 30 da primeira turma convocada, mais 30 da segunda e esperamos mais 30 da última. Tem sido um grande investimento na área de Segurança Pública, o qual temos que reconhecer e sermos gratos. Nenhum outro governo fez tanto pela área da Segurança Pública em Sergipe”, elogiou o capitão Anderson.

Para o prefeito do município, Fábio Andrade, uma obra como esta é muito importante não só para o município, mas para toda a região. “Essa unidade já era esperada, porque a delegacia anteriormente funcionava em situação precária. Hoje, temos a felicidade de estar aqui inaugurando essa obra, pois ela significa mais tranquilidade para a população de Lourdes. Além da delegacia, o governador graciosamente nos contemplou com cinco policiais civis, que foram nomeados e irão passar, a partir do próximo mês, a atuar aqui no nosso município. Então isso vai contribuir para a resolução de inquéritos, investigações e também para o policiamento ostensivo do nosso município, dando tranquilidade à nossa população, que esse é o nosso objetivo”, detalhou.

Estrutura
O novo Centro Integrado de Segurança Pública obedece a um conceito inovador de unidade de segurança, pois reúne, em um mesmo imóvel, forças das Polícias Militar e Civil, tornando mais rápido tempo-resposta aos chamados e mais efetiva a resolução dos inquéritos. O novo Cisp ocupa uma área total de 964,38 m² e 219, 07 m² de espaço construído, contando com sala para o delegado, gabinete para o comandante do destacamento de Polícia Militar, cartório, salas de recepção, custódia, passagem, multimeios e custódia de armas, copa, sanitários com acessibilidade, áreas de serviço e para banho de sol.

O sargento Sotero da Silva trabalha no policiamento do município há 12 anos e comemora a inauguração do Cisp em Lourdes. “Antes eu ficava em uma estrutura alugada, que não era adequada para nossa função. Era um imóvel simples. Gostei muito do Cisp, foi muito bem feito, está organizado, tem aparelhamento de primeira geração e ficamos felizes com esse imóvel. A comunidade também é beneficiada com esse local, pois aqui realizamos todos os tipos de operação para que a cidade fique em segurança”, comentou.

De acordo com o sargento Ronalço Ramos, a estrutura do Cisp é algo que não se vê no Nordeste brasileiro. Ele relata que gostou da estrutura e que se sente valorizado por ter melhores condições de trabalho. Ronalço ainda comentou sobre o sistema de monitoramento da cidade, que foi implantado no Centro de Segurança. “Foi um trabalho em conjunto com a prefeitura. São 16 câmeras, que, somadas às rondas que fazemos, levaram à diminuição em 50% o índice de crimes”.

O Cisp de Nossa Senhora de Lourdes recebeu pintura completa, as paredes ganharam revestimento cerâmico, no interior foi instalado piso em alta resistência e de cerâmica (110 m2). Já as áreas externas receberam pavimentação em paralelepípedo e em concreto, além de grama e elementos de paisagismo.

Mais obras em Lourdes
Na ocasião, Jackson lembrou que em Nossa Senhora de Lourdes o Governo está realizando uma grande obra, que é a pavimentação asfáltica de Escurial, que vai até a sede do município. “É uma obra importante para fortalecermos o Turismo nessa região. Estamos passando por dificuldades muito grandes. Todos veem as dificuldades que empresas, prefeituras e Estado passam. Mas não podemos abaixar a cabeça e achar que a crise vai derrotar todos nós. Eu sou partidário daquele velho samba de Manoel Rosa que diz: levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”.

Jackson recordou ainda que a lista de investimentos da sua gestão em Lourdes é ampla. “Tenho muito prazer de vir para Lourdes e entregar mais uma obra. Na nossa gestão a gente fez a reforma da Escola Almirante e vamos construir um conjunto residencial aqui. Colocamos asfalto na sede, inauguramos ginásio de esporte, fizemos a praça principal de Lourdes, ainda com recursos de quando eu era deputado federal. E, agora, a gente coroa com esse belíssimo Cisp”.

A família do deputado estadual Jeferson Andrade é da região. O deputado agradeceu os investimentos que o Governo do Estado tem feito no município. “Ficamos muito gratos por essa bela obra que o senhor fez aqui e pelas demais. Destaco o seu empenho na segurança pública num momento difícil que o país passa. Mas vossa excelência, prefere fazer, está aqui mostrando ao povo de Sergipe quem trabalha. O povo de Nossa Senhora de Lourdes, de Itabi, de Gararu e de toda região será beneficiado”, registrou Jeferson Andrade referindo-se ao governador.
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.