Terça-feira, 25 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 24/02/2017
Governo realiza reforma no Centro de Criatividade
Fotos
Com o objetivo de valorizar as artes cênicas, preservar os espaços culturais que fazem parte da história sergipana e atendendo a um anseio dos moradores das suas proximidades, o Governo do Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com a Companhia Estadual de Obras Públicas (Cehop) está reformando o Centro de Criatividade, localizado na Praça Saturnino de Brito, no coração do bairro Getúlio Vargas.

As obras de reforma foram iniciadas e abrangerão todos os ambientes do local, cuja área total é de 14.000 m². Com investimentos na ordem de R$ 3.200.000, oriundos do Banco do Estado de Sergipe (BANESE), as intervenções na área externa correspondem à construção de um alojamento, duas guaritas, recuperação de duas quadras esportivas com aplicação de alambrado em tela de PVC, implantação de acessibilidade com piso tátil e rampas especiais, área de lazer com brinquedos, recuperação da iluminação, implantação de 220 m² de pavimentação em paralelepípedo e 930 m² de passeio em concreto desempolado, plantio de 5.500 m² de grama verde-esmeralda e execução do sistema de irrigação com perfuração de poço tubular e reservatório apoiado.

Já no espaço cultural serão recuperadas a estrutura metálica e de concreto, feita a pintura das telhas, implantação de climatização, sonorização e acústica do auditório, implantação de plataformas de acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção, revisão das instalações de SPDA, elétricas, hidráulicas e sanitárias, sistema de combate a incêndio e pânico, além da recuperação das arquibancadas dos palcos e das quadras, sanitários, camarins e vestiários.

Celeridade
O Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, esclarece o porquê de só agora os serviços terem sido retomados. “A reforma foi iniciada há três anos, porém, a empresa contratada, em quatro meses de trabalho sequer havia atingido 10% do cronograma, o que nos obrigou a rescindir o contrato pelas vias legais. Após várias tentativas do governador Jackson Barreto em adquirir os recursos para dar prosseguimento à revitalização, conseguimos os investimentos por meio do Banese e, ao contrário da primeira reforma em que apenas alguns ambientes seriam recuperados, os serviços hoje contemplam todo o espaço”, explica.

Ele ressalta que o ritmo da obra segue avançado. “Estamos no 24º dia de trabalho e os operários se revezam na concretagem das arquibancadas, demolição do revestimento cerâmico dos camarins e banheiros, retiradas das telhas do espaço cultural, recuperação da estrutura metálica, remoção e reposição do paralelepípedo e construção das rampas de acessibilidade, de modo que no mês de junho entregaremos a parte externa para que os tradicionais festejos juninos do bairro e imediações voltem a ser realizados no local, bem como a obra esteja totalmente concluída nos oito meses previstos”, enfatiza.

Por: Alex Santiago
Fotos: Cehop/Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.