Sábado, 29 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 17/02/2017
Serviços do Centro Profissionalizante em Nossa Senhora do Socorro estão sendo finalizados
Fotos
Nos próximos meses dezenas de jovens residentes no território da Grande Aracaju terão ao seu dispor mecanismos para adquirirem conhecimento e habilidades para uma formação profissional e com isso estarem qualificados para ingressarem no mercado de trabalho. Por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) e a Companhia Estadual de Obras Públicas (CEHOP), o Governo de Sergipe está finalizando os serviços do Centro de Educação Profissional Armando Sobral Rollemberg.

Localizada na Avenida Perimetral B, vizinho à futura Unidade Socioeducativa de Internação Masculina, no Conjunto Marcos Freire I no município de Nossa Senhora do Socorro, a obra recebe investimentos na ordem de R$ 12.145.600,20, provenientes do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do programa Brasil Profissionalizado e, chama a atenção pela imponência da sua edificação de 5.577,39 m² em uma área total de 12.000 m².

O centro profissionalizante
Com área de atuação voltada ao Controle de Processo industrial, a unidade de ensino profissionalizante foi edificada em dois pavimentos interligados por duas escadas convencionais, uma ampla rampa de acesso para pessoas com deficiências, além de um elevador. Sua estrutura é composta por três blocos, sendo que o pedagógico possui 12 salas de aula, oito laboratórios e biblioteca. No bloco administrativo foram construídas salas de direção, professores, reunião, arquivo e outras do gênero. Já o bloco de serviços é formado por dependências essenciais, a exemplo de cozinha, refeitório, despensa e DML, além de uma bateria de sanitários nos dois pavimentos.

A fim de promover a socialização e complementar as atividades educacionais foram construídos uma quadra poliesportiva coberta com duas arquibancadas em três níveis, um anfiteatro e um auditório com 200 lugares. A pavimentação da área externa foi construída em bloco de concreto intertravado e possui estacionamento com capacidade para 35 veículos de passeio, espaço exclusivo para motocicletas e bicicletário, casas de gás, de força e de lixo.

O projeto paisagístico contempla diversos canteiros distribuídos em todo o entorno, nos quais foram plantadas 4.989, 13 m² de grama amendoim e 576,40 m² verde-esmeralda, 16 mudas de jambo, 18 de jamelão, 23 unidades de ágave, 180 de helicônia papagaio e 197 unidades de lírio leopardo, e que terão irrigação automatizada diretamente do reservatório para captação de água pluvial, construído especificamente para este fim.

Além das escadas e do elevador, a acessibilidade segue as normas padr e implantada em todo o espaço, no qual foi instalado piso tátil, mapa tátil com representações gráficas em Braille e texto ampliado em relevo, que servem para sinalizar e orientar as pessoas com deficiência visual a se deslocar a cada ambiente.

Atento ao futuro
De acordo com o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, o Centro Profissionalizante prima pela modernidade e servirá como referência. “Além de reformar e construir escolas em todo o Estado, o Governo de Sergipe está atento ao futuro dos jovens, e esse centro profissionalizante é uma prova concreta. Além das modernas instalações, a unidade irá dispor de laboratórios de química, biologia, física, matemática, línguas e informática, além de outros dois especiais que se adequarão às futuras demandas, sendo que, acompanhando o desenvolvimento do segundo maior município sergipano, que é Nossa Senhora do Socorro, serão ofertados cursos de eletroeletrônica, hidráulica pneumática, manutenção de sistema pneumático e eletrônico, entre outros, todos eles ligados à automação industrial, com capacidade para atender a 504 alunos, de modo que sua execução já atinge 95%, faltando apenas pequenos reparos e a construção da casa de força”, explica.

Ele ressalta que a obra vem se somar a outras similares concluídas pelo Executivo Estadual. “Não basta apenas ofertar boas instalações para o ensino fundamental e médio, é estratégico investir na qualificação profissional dos jovens e, o Governo fez isso ao construir escolas profissionalizantes em Boquim, Carmópolis e Poço Redondo, que já atendem a centenas de adolescentes, bem como nos municípios de Indiaroba e Nossa Senhora das Dores, onde as obras também seguem um ritmo de execução satisfatório”, enfatiza.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.