Terça-feira, 23 de maio de 2017.
Notícias
Atualizada em 27/01/2017
Drenagem da interligação das Avenidas Rio de Janeiro e Gasoduto está 40% concluída
Fotos
Os serviços de drenagem da interligação das Avenidas Rio de Janeiro e Gasoduto ganham celeridade a cada dia. Executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE), a obra se faz notar pelo ritmo de trabalho empregado em suas três frentes.

Tendo investimentos oriundos do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte), no valor de R$ 40.184.425,70, dos quais R$ 18.295.209, serão destinados a desapropriações de áreas de imóveis, o futuro corredor viário de Aracaju consiste na construção de uma avenida com duas pistas de rolamento de nove metros de largura cada uma, dois passeios (2,5 metros cada), duas ciclovias (1,5 metros cada), canteiro central com oito metros e iluminação pública, construção de duas pontes sobre o Rio Poxim e uma sobre o Riacho Pitanga, além de uma nova alça de concreto armado paralela ao viaduto do Detran, totalizando 3.950 metros de extensão.

Agilidade
De acordo com o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa o percentual de drenagem se aproxima da metade. “No primeiro trecho após o início da interligação das avenidas estamos implantando as galerias tubulares, porém, da Avenida Quirino (onde estão situados diversos condomínios residenciais) até as proximidades do Rio Poxim, os serviços estão concluídos, sendo que já foram lançadas as camadas de base e sub-base da via”, explica.

Ele ressalta que a obra se mantém célere nas outras frentes. “Estamos prosseguindo com a terraplenagem em outros trechos e, nas margens do Rio Poxim, já concretamos um, dos oito blocos de fundação, além do que, os quatro bate-estacas dão continuidade à cravação das estacas metálicas, sendo que das 162, 135 já foram cravadas, o que garantirá mais agilidade à obra nas próximas semanas”, afirma.

Valmor Barbosa acrescenta que a interligação se tornará uma das maiores contribuições para o avanço da mobilidade urbana da capital. “O governador Jackson Barreto reconhece que os problemas de mobilidade no trânsito é algo que tende a aumentar com o passar dos anos, por isso vem realizando intervenções dessa natureza nos principais pontos de acesso à capital, a exemplo da nova entrada de Aracaju, o alargamento de avenidas na Zona Norte, na divisa com o município de Nossa Senhora do Socorro, e a ampliação dos sistemas viários do aeroporto e do centro administrativo”, exemplifica.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.