Domingo, 30 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 26/01/2017
Jackson Barreto entrega orla em Moita Bonita
Fotos
No último domingo, 22, a população de Moita Bonita, a 64 km de Aracaju receberam mais uma obra do Governo do Estado. Executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), o governador Jackson Barreto entregou aos moradores, a Orla Pedro Paes Mendonça na sede do município.

Tendo investimentos no valor de R$ 1.524.336,99, provenientes do Programa Sergipe Cidades, que é fruto da parceria exitosa entre o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo do Estado, e tem entre outros objetivos, promover o desenvolvimento econômico e social, além de elevar a autoestima da população beneficiada com suas intervenções, a obra já se tornou o novo cartão de visitas da cidade.

A orla
Tendo a sua entrada principal situada entre a Rodovia SE 170 e a Avenida Euclides Paes Mendonça, e a outra entre as Ruas João Francisco dos Santos e João Rodrigues, a orla possui uma área total de 4.110,76 m². Sua urbanização é constituída de 1600,00 m² de pavimentação em pedra São Domingos, 434,00 m² de pavimentação em concreto desempolado, 118,00 metros de meio-fio em suas laterais, um deck e guarda corpo de madeira com extensão de 955,00 m², sendo sustentado por pilares e vigas de concreto, e que margeia o açude, principal área de lazer da sede municipal.

A intervenção possui diversos equipamentos de lazer, a exemplo de pergolado e um playground contendo amarelinha, uma escada de cilindros, dois balanços e três gangorras, cinco mesas de concreto com tabuleiros para jogos, cada uma com quatro bancos, também de concreto e ainda um espaço para ginástica com cinco equipamentos diferenciados.

Completando o projeto urbanístico, foram construídos 14 bancos de concreto com encosto de madeira, instalados 12 postes de quatro pétalas e 27 postes decorativos, todos estrategicamente distribuídos no espaço. Também foram instaladas 12 lixeiras e foram construídos canteiros onde foram aplicados 4.500 m² de placas de grama verde-esmeralda e plantadas oito mini-palmeiras imperiais e 200 unidades de plantas, entre elas, ipê-amarelo, arbusto viuvinha, além de outras plantas ornamentais.

Transformação
Segundo o governador Jackson Barreto, a obra vem se somar a outros investimentos realizados no município. “Fizemos a rodovia ligando Moita Bonita e Santa Rosa de Lima, criando uma nova área de mobilidade, ligando aos demais municípios da região do Vale do Cotinguiba. Temos ajudado com obras, com pavimentação, asfalto e sempre na crença da competência do prefeito Marcos Costa. Sinto-me gratificado de estar aqui ao seu lado, ao lado de Bosco Costa, de todos vocês, porque na verdade vocês são apaixonados pelo município e, nós temos que ajudar Moita Bonita a trabalhar e eu fico feliz de ver a cidade alegre e bonita. Que Santa Terezinha e Jesus continuem abençoado esse município”, declarou.

Moradora da Rua João Rodrigues há 30 anos, Maria Barreto, só tem elogios à intervenção. “Todos os moradores gostaram muito, porque ficou muito bonita, dá presença logo a quem chega na cidade. Para nós que moramos aqui perto é ainda melhor, pois temos um lugar perto para poder fazer caminhada de manhã cedo e no final de tarde, conversar com os colegas e até fazer ginástica nos equipamentos que colocaram. Estou muito feliz e só tenho a agradecer ao governador por esse presente”, disse a aposentada de 64 anos.

Valorização do espaço público
De acordo com o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, os moradores já podem usufruir de um novo espaço de lazer. “Esse era um local esquecido, mas sempre foi bonito. E o que nós fizemos foi um projeto para dialogar com a paisagem, criando as condições para contemplação, para atividades culturais, eventos, para as práticas de atividades físicas. Trouxemos para Moita Bonita um novo cartão postal”, frisou.

Ele acrescentou que a orla será motivo de orgulho para a população. “A maioria dos municípios do interior são limitados em espaços de lazer. Ao edificar esta orla seguindo as normas vigentes, assim como construiu outra às margens do Rio São Francisco, no município de Gararu, o Governo do Estado implanta um projeto que além de valorizar o espaço público, assegura o bem-estar dos moradores, possibilita uma nova opção de entretenimento e agrega valor aos imóveis nas imediações”, afirmou.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.