Quinta-feira, 27 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 16/01/2017
Governo constrói nova unidade socioeducativa de internação masculina
Fotos
Criar alternativas de ressocialização para os adolescentes infratores, garantindo segurança e comodidade seguindo as normas previstas no art. 112 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é um instrumento adotado pelo Executivo Estadual a fim de que, uma vez reintegrado à sociedade, eles possam ter elementos suficientes para redirecionarem suas vidas de maneira digna.

Com investimentos de R$ 14.394.OOO,00 provenientes do Governo Federal por meio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), em parceria com a Companhia Estadual de Obras Públicas (Cehop), e por intermédio da Fundação Renascer, está construindo a Unidade Socioeducativa de Internação Masculina.

Edificada no Conjunto Marcos Freire I, no município de Nossa Senhora do Socorro, a unidade terá 7.000 m² de construção em uma área total de 21.000 m², sendo dividida em seis blocos (acesso, técnico administrativo, alojamento e saúde, auditório com 106 lugares e centro ecumênico com capacidade para 65 pessoas, refeitório e serviços e, por fim, quatro salas de aula, quatro oficinas, além de dispor de guarita elevada, dois chalés para visitas íntimas, uma sala de informática, biblioteca, casas de lixo, gás e gerador, almoxarifado, vestuários, cozinha, lavanderia e dependências essenciais, além de oito blocos de alojamentos com 12 quartos individuais e 36 duplos, sendo a sua capacidade total para 84 internos.

Seguindo o cronograma
De acordo com o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a obra segue o cronograma estabelecido. “Diariamente 95 profissionais se revezam entre a aplicação do piso de alta resistência e montagem de esquadrias nos blocos administrativo e de triagem, nas fundações da casa do gerador. Já no bloco da saúde estão sendo executados o revestimento cerâmico nas paredes, aplicação de rodapés, iniciadas as montagens das esquadrias de ferro, bem como as instalações elétricas, hidráulicas e eletrodutos”, explica.

Ele detalha outros serviços que estão sendo realizados. “Outros operários trabalham na elevação das formas para fazer as vigas, começaram o revestimento do reservatório de água enterrado com capacidade para 100 mil litros e deram início ao arranque dos pilares do reservatório elevado, cuja capacidade é de 50 mil litros. No bloco que abrigará o refeitório, a laje está sendo concretada, enquanto que no bloco dos alojamentos, cujas paredes e piso serão armados com malha dupla, tendo 15 cm de espessura, a camada impermeabilizadora está sendo finalizada, de modo que o percentual da obra já atinge 25% de executada”, exemplifica.

Valmor Barbosa acrescenta que a unidade socioeducativa será um diferencial. “O propósito do Governo do Estado é proporcionar aos adolescentes que para lá sejam conduzidos, um conjunto de ações que os possibilitem refletir acerca dos seus atos e, por meio das salas de aula e oficinas que serão implantadas, adquirirem conhecimentos para que ao saírem, tenham um novo direcionamento em suas vidas e possam ressocializarem-se. Sem contar que na unidade será construída uma quadra poliesportiva, para que entre as aulas e oficinas eles possam ter momentos de lazer e interatividade”, ressalta.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.