Quarta-feira, 24 de maio de 2017.
Notícias
Atualizada em 28/01/2013
Governador entrega oficialmente a ponte Maria Oliveira Déda, em Riachuelo
A nova ponte encerra definitivamente a situação de precariedade que era encontrada antes, onde, por suas dimensões limitadas, o pontilhão existente só permitia a passagem de um veículo por vez
Fotos
Em um ato marcado pela emoção, o governador Marcelo Déda entregou oficialmente na tarde desta sexta-feira, 25, uma ponte que representa um marco no desenvolvimento do município de Riachuelo, a 30 km da capital. A ponte recebeu o nome de Maria Oliveira Déda, popularmente conhecida como “Dona Sinhazinha”, matriarca da família Déda (avó materna do governador Marcelo Déda), que nasceu em Riachuelo, e casou-se com jornalista, político e historiador José de Carvalho Déda. A nova ponte encerra definitivamente a situação de precariedade que era encontrada antes, onde, por suas dimensões limitadas, o pontilhão existente só permitia a passagem de um veículo por vez.

Também foi entregue oficialmente pelo governador a reconfiguração feita na rodovia SE-160 que permitiu a alteração de trajeto para a nova ponte. Juntos, os investimentos superam a cifra de R$ 4,4 milhões, fruto de um convênio firmado entre o Governo do Estado e a Petrobras. A nova ponte (com 87,5 metros de comprimento por 11 metros de largura) substitui a antiga que tinha apenas 3,5 metros de largura, permitindo apenas a passagem de um veículo por vez, o que se refletia em dificuldade de tráfego numa via que era a alternativa de acesso a municípios Malhador, Santa Rosa de Lima e Divina Pastora.

“Esta é uma obra extremamente importante não apenas para Riachuelo, mas para toda a região do Cotinguiba, especialmente Malhador e Divina Pastora, cuja opção de deslocamento pela região era feita numa ponte imprópria e secular, extremamente estreita para suportar o tráfego dos caminhões de cana, veículos pesados da Petrobras, dentre outros, o que colocava em risco a segurança das pessoas”, contextualizou o governador Marcelo Déda.

Parceria
Graças a uma parceria com a Petrobras, segundo o governador, essa conquista elevou as condições da rodovia para permitir um novo patamar de desenvolvimento na região. “Graças à essa parceria com a Petrobras, Riachuelo e toda a região contam hoje com uma obra estruturante que oferece mais segurança, mais conforto e, sobretudo, valorização do município, já que Riachuelo não merecia ter uma entrada tão modesta quanto a que era encontrada”, afirmou Marcelo Déda, ao destacar a importância dos diversos investimentos do Governo do Estado na região, a exemplo da praça na entrada da cidade, fruto do programa Sergipe Cidades, e da pavimentação de diversas ruas na sede do município.

Emoção
Diante de diversos familiares, como irmãos, primos e tios, o governador Marcelo Déda se emocionou ao falar do sentimento de realização em prestar esta homenagem à matriarca da sua família Maria Oliveira Déda que, se viva estivesse, estaria prestes a completar 110 anos. “Esta é uma homenagem a uma mulher que foi o suporte moral, educacional, religioso e de valores para os seus 8 filhos e seus netos. Esta é uma ação que vem perenizar a relação da nossa família com Riachuelo e toda essa região, e que faz parte da ‘geografia’ afetiva dos Déda, além de ser uma homenagem à todas as mulheres de Riachuelo”, sintetizou o governador, ao relembrar de fatos correlatos à homenageada.

Falando em nome dos familiares, o desembargador aposentado Artur Oscar de Oliveira Déda, que vem a ser tio do governador e filho da homenageada, enfatizou que esta é uma homenagem justa, além de representar uma conquista histórica para a população da região. “Esta é uma homenagem justa ao nome de minha mãe, e que facilitará a comunicação entre comunidades vizinhas. Embora ela não gostasse de homenagens, certamente ela não faria objeção a esta”, pontuou Artur Déda.

Realização
Já a prefeita do município, Cândida Vieira Leite, destacou o seu sentimento de realização em constatar esta obra gerando benefícios para a população e de Riachuelo ser o primeiro município a receber a visita do governador para receber obras após as eleições. “Hoje estamos vivendo um momento de muita felicidade. Primeiro, porque o governador, depois das eleições municipais, vem a Riachuelo como a primeira cidade onde ele inaugura obras. Isto é motivo de muita alegria. Segundo, porque essa ponte era um antigo sonho do povo de Riachuelo e de toda a região que só foi realizado na sua gestão. Essa ponte significa desenvolvimento para Riachuelo e todos os municípios vizinhos”, enfatizou a prefeita.

Dona Sinhazinha
Dona Sinhazinha Déda nasceu Maria Accioly de Oliveira, no engenho Vazaringui, em Riachuelo, em 09/04/1903, filha de Francisco José de Oliveira e Adele Accioly Oliveira. Com a morte do pai, foi residir com a família em Simão Dias, onde se casou com o jornalista José de Carvalho Déda, passando a se chamar Maria de Oliveira Déda. Da união, nasceram 08 filhos: Zilda Déda Chagas (que é a mãe do governador), Nanci Déda Oliveira, Artur Oscar de Oliveira Déda, Maura Oliveira Déda, Helena Déda Aquino, Carlos Eugênio de Oliveira Déda, Carlos Alberto de Oliveira Déda e Maria Eugênia Déda Lima.

Desde a juventude, Dona Sinhazinha Déda já manifestava interesse em ajudar ao próximo e a cuidar de trabalhos comunitários. D. Sinhazinha faleceu em 30.07.1988.

Participação
Participaram do ato, o vice-governador, Jackson Barreto; a primeira dama e secretária de Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino; o senador Antônio Carlos Valadares; os deputados federais Valadares Filho e Fábio Reis; os deputados estaduais Garibalde Mendonça e João Daniel, familiares do governador como os desembargadores Cláudio Dinart Déda Chagas (irmão) e Edson Ulisses de Melo (cunhado), dentre outros membros da família Déda, prefeitos e vereadores da região, representantes da Petrobras, da Torre Empreendimentos, responsável pela obra, dentre outras autoridades, secretários de Estado, membros da administração estadual e a população dos municípios circunvizinhos.
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.