Sábado, 29 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 28/11/2016
Governadores de Sergipe e Alagoas se reúnem para discutirem construção de nova ponte sobre o Rio São Francisco
Fotos
Na sexta-feira, 25, o Governador Jackson Barreto e o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, se reuniram com o Governador de Alagoas, Renan Filho, para discutirem a respeito da construção da ponte sobre o Rio São Francisco, interligando os dois estados.

O entendimento do Governo de Sergipe e do anterior Governo de Alagoas seria de que a ponte fosse construída na foz do Rio São Francisco, na divisa entre os municípios de Brejo Grande e Piaçabuçu, já o atual governador do estado vizinho acredita que a intervenção deve ser edificada entre os municípios de Neópolis e Penedo.

A reunião técnica que contou com a participação de equipes técnicas dos dois estados foi o primeiro passo para que cada um apresentasse suas argumentações específicas e a defesa de ideias, a fim de que se obtenha um consenso para a definição do local onde será erguida a futura obra.

Viabilidade
Segundo o governador Jackson Barreto, a ponte sendo construída nas proximidades do litoral aumentará o potencial econômico e turístico de ambos os estados. “Aquela região possui belas praias ainda pouco exploradas, o Pantanal de Pacatuba, a Ponta dos Mangues, entre outros locais desconhecidos. Aliada a Rodovia SE-100, que será construída entre os municípios de Pirambu e Pacatuba, se transformarão em um novo destino turístico, fomentando assim a economia dos dois estados e ainda possibilitará que a distância entre Aracaju e Maceió fique em torno de 220 km, 40 km a menos do que se ela for construída entre Neópolis e Penedo”, enfatizou.

Para o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, os argumentos do Governo de Sergipe se justificam. “Em 2009 foram realizados estudos de viabilidade sócio-econômica que já sinalizavam ser por Brejo Grande o melhor lugar para a construção da ponte, uma vez que com a duplicação da BR 101, o Governo Federal construiu outra ponte na divisa entre Propriá e Porto Real do Colégio. Assim, caso a nova intervenção seja erguida entre Neópolis e Penedo, a distância entre ambas será de menos de 40 km”, explicou.

O Governador de Alagoas afirmou que analisará o projeto apresentado. “O governador Jackson Barreto é um amigo de longa data e certamente vamos encontrar um entendimento. Vou analisar a demanda apresentada hoje com muito carinho e nos reuniremos posteriormente”, confirmou.

Por: Alex Santiago
Fotos: Cadu Epifânio e Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.