Quinta-feira, 27 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 22/11/2016
Governo constrói ginásio poliesportivo em Itabi
Fotos
Incentivar o desenvolvimento social por meio de intervenções que proporcionem o bem-estar, a socialização e novas alternativas de lazer aos sergipanos é uma das ações mais executadas pelo Governo do Estado em todos os oito territórios nos últimos anos.

Por meio do Programa Sergipe Cidades, parceria entre o Executivo Estadual e o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) construiu um Ginásio de Esportes no município de Itabi, no Território Médio Sertão Sergipano, a 138 km de Aracaju.

O Ginásio
Com investimentos de R$ 975.840,30, a obra que fica localizada na Rua do Matadouro ocupa 816,31 m² em uma área de 3.312,06 m². Sua edificação consiste em uma estrutura com pilares em concreto armado, arquibancadas laterais em três níveis, com guarda-corpo de proteção, guarda-corpo metálico, piso em alta resistência sobre camada de concreto, além de rede de drenagem para captação de águas pluviais e sistema de tratamento de esgotamento sanitário com fossa e filtro anaeróbico.

A cobertura é em estrutura metálica e telha em alumínio trapezoidal, o que facilita o escoamento da água e a iluminação interna é composta por luminárias modernas. Traves de futebol de salão, vôlei ball e estrutura de basquetes (todas desmontáveis) foram instaladas com as respectivas redes, além da demarcação com dimensões oficiais no piso e cadeira específica para árbitro. E, para maior comodidade dos usuários, o espaço ainda possui banheiros e vestiários para ambos os sexos.

A área externa recebeu pavimentação granítica e estacionamento para oito vagas. Na lateral esquerda foi construída uma calçada com guarda-corpo metálico e acessibilidade está assegurada com a implantação de rampas de acesso e piso tátil direcional.

Instrumento de socialização
Para o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, obras dessa natureza reafirmam o compromisso do Governo do Estado em promover a socialização. “Essas arenas esportivas contribuem para uma melhor interação entre os moradores, uma vez que elas podem ser utilizadas para a realização de diversos tipos de eventos. Porém, os jovens e adolescentes são os maiores beneficiados, uma vez que eles dispõem de um local apropriado para as práticas esportivas, o que lhes dá mais incentivo.

E, como é comprovado que o esporte é um excelente instrumento de combate a violência e as drogas, em todo o Estado mais de 60 espaços de lazer como quadras e ginásios foram e estão sendo construídos e reformados, elevando assim a autoestima dos sergipanos e, dando-lhes novas opções de lazer e entretenimento”, enfatiza.

Outras obras
Ainda em Itabi, o Programa Sergipe Cidades revitalizou o principal cartão-postal, transformando a praça da Pedra da Paciência em um parque, construiu uma quadra de esportes no povoado Mata Grande e beneficiou ruas, com pavimentação granítica, totalizando R$ 2.644.425,47 em investimentos.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.