Domingo, 28 de maio de 2017.
Notícias
Atualizada em 07/11/2016
Serviços da nova adutora de Tobias Barreto estão acelerados
Fotos
O ritmo dos trabalhos da nova adutora do município de Tobias Barreto, a 127 Km de Aracaju, prosseguem acelerados. Executados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), os serviços se aproximam da reta final e, até o final deste ano a adutora estará em funcionamento.

Tendo investimentos do Governo do Estado no valor de R$ 1.364.219,86, a obra compreende a construção de uma adutora e um reservatório elevado, que fornecerá o abastecimento de água para as 610 famílias que habitarão os mais novos conjuntos residenciais Agripino Bernardo I e II (que estarão concluídos até o final deste ano), situados às margens da Rodovia SE 170, na entrada da cidade.

A nova adutora
A obra possui 3,9 km de extensão e tem início na rede de abastecimento de água que abastece a cidade, seguindo em linha reta até o reservatório elevado que está sendo construído ao lado do Residencial Agripino Bernardo I. O conjunto de tubos é de pvc defofo com diâmetro de 250 milímetros, ideal para fazer a condução da água que será bombeada.

Sendo edificado em concreto armado, o reservatório tem 1,80 metro de fundação, 22 metros de circunferência e 8 metros de altura, com capacidade para 300 mil litros de água, quantidade suficiente para abastecer diariamente os futuros moradores dos residenciais.

Dentro do cronograma
Segundo o Secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, os serviços seguem o cronograma estabelecido. “Diariamente 20 profissionais trabalham na implantação dos tubos na ponte sobre o Rio Jabiberi, cujos serviços já passam da metade, sendo que o restante da tubulação foi concluída. Já no reservatório estão sendo iniciados a montagem mecânica de ferro fundido e o sistema de bombeamento, de modo que a obra já atingiu 80% da sua conclusão”, detalha.

Valmor Barbosa acrescenta que a obra reafirma o compromisso do Governo do Estado em melhorar a qualidade de vida dos munícipes. “Como já é comum, no verão o consumo de água por parte da população aumenta consideravelmente. Pensando na comodidade para as 610 famílias que habitarão os dois residenciais, o governador Jackson Barreto solicitou a construção desse projeto que assegurará o bem-estar dos futuros moradores, sem comprometer o abastecimento no restante da cidade”, enfatiza.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.