Domingo, 30 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 31/10/2016
Governo do Estado inicia serviço de cobertura do Ginásio Poliesportivo de Itabaiana
Fotos
A cada dia, as obras do ginásio poliesportivo de Itabaiana, tomam forma e impressiona pela imponência. Por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), o Governo de Sergipe dá celeridade aos trabalhos no maior espaço de lazer coberto do interior sergipano, com capacidade para 3.600 lugares.

Tendo investimentos no valor de R$ 13.599.402,40, oriundos do Programa Sergipe Cidades, que é resultado da parceria entre o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo de Sergipe, e tem realizado transformações significativas nos 74 municípios, essa obra já se configura como uma das maiores contribuições para o desenvolvimento humano, social e esportivo não somente de Itabaiana, mas também dos outros 13 municípios que fazem parte do Território do Agreste Sergipano.

O Ginásio
Edificado entre as ruas Coronel José Ribeiro, Coronel Sebrão e Leandro Maciel, o ginásio terá 5.558,67 m² de área construída em um espaço de 21.973,15 m². Sua edificação consiste em uma estrutura com 16 pilares em vários níveis, cada um com 12 metros de altura, arquibancadas em 11 níveis com guarda-corpo de proteção e guarda-corpo metálico, piso de alta resistência, de concreto desempolado e de concreto polido, banheiros e vestiários, além de modernos sistemas de água, esgoto, drenagem e incêndio.

Sua cobertura será em telha de alumínio ondulado e a iluminação terá luminárias industriais sem vidro e alojamento redondo. Traves de futebol de salão, vôlei ball e estruturas de basquete com as respectivas redes serão instaladas, bem como feita a demarcação com dimensões oficiais no piso e rede de proteção nas laterais.

A pavimentação da área externa terá 9.267 m² de bloco intertravado, sendo que o estacionamento terá capacidade para 220 veículos (automóveis e motocicletas), bem como serão instalados bicicletários. A iluminação será composta por 16 postes de concreto com luminárias de quatro pétalas em todo o entorno do ginásio. O público e os veículos terão acesso por uma entrada principal, onde serão construídas as bilheterias, porém, o espaço terá ainda duas outras entradas para fins específicos.

O direito a acessibilidade às pessoas com dificuldades de locomoção será assegurado com a construção de 16 rampas estrategicamente posicionadas em diversos pontos, aplicação de piso táctil e construção de sanitários exclusivos. No projeto paisagístico serão plantadas 1.410 unidades de mudas de várias espécies e aplicados 3.337 m² de placas de grama verde-esmeralda.

Cobertura
De acordo com o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, o estágio da obra é satisfatório. “A maior parte do estacionamento já foi pavimentada, aplicamos a primeira camada impermeabilizadora, construímos as arquibancadas laterais, estamos executando a alvenaria de vedação das paredes divisórias, bem como dando prosseguimento à montagem da estrutura de concreto armado. Paralelamente estamos executando o içamento das treliças (vigas cruzadas de metal) que darão suporte à estrutura para a cobertura metálica”, detalha.

Ele diz ainda que tão logo o içamento esteja concluído, o ritmo dos trabalhos aumentará. “Por possuírem 60 metros de largura, as treliças são montadas em duas etapas, o que leva o dobro do tempo. Das 15 que farão parte da estrutura, já montamos seis. Concluída esta fase, daremos seqüência à finalização da concretagem, bem como instalaremos a cobertura, aplicaremos o contra piso, reboco e iniciaremos a estrutura metálica da fachada e realizaremos os serviços posteriores”, explica.

Valmor Barbosa ressalta que o ginásio poliesportivo já pode ser considerado uma das maiores obras edificadas no Agreste Sergipano. “O governador Jackson Barreto tem consciência de que o esporte é um dos principais mecanismos de estímulo para a sociabilidade, bem como para a revelação de talentos até então anônimos. Em virtude disso, nos últimos anos o Executivo Estadual tem construído e reformado diversas quadras e ginásios esportivos nos oito territórios sergipanos, reafirmando o compromisso de não somente incentivar a prática de diversas modalidades esportivas, mas também criar espaços para sediar eventos de outra natureza”, frisa.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.