Sábado, 29 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 25/10/2016
Conselho Cedurb realiza sua 8° reunião ordinária
Fotos
O Conselho Estadual do Desenvolvimento Urbano (CEDURB) realizou na última quarta-feira, 19, sua 8° reunião ordinária no Auditório da Adema. A reunião do Conselho é realizada para discutir assuntos que tratam de desenvolvimento urbano.

O presidente do Conselho e Secretário de Estado de Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa fez a abertura da reunião do conselho ressaltando a importância da presença de todos os segmentos eleitos nas atividades do conselho. “É importante a presença de todos os segmentos nas reuniões, precisamos não apenas de quórum, precisamos de participação ativa, para a continuidade deste conselho tão importante pro nosso Estado. Em momento de crise, ter oportunidade de discutir propostas e prioridades é privilégio e aqui temos este espaço para ajudar nosso pais avançar”, disse Valmor Barbosa, secretário de Estado de infraestrutura.

O Procurador Federal, Ramiro Rockenbach, reiinterou as palvras do secretário chamando atenção para a importante participação dos segmentos nas reuniões para exercer a democracia no pais. “Esse conselho tem uma contribuição social enorme para o país, antes não se tinha um espaço como esse, democrático para diferentes segmentos, juntos, debater temas relevantes para as cidades. É absolutamente fundamental a contribuição de cada um no conselho para que o que seja discutido aqui vire ação”, enfatizou o procurador.

Jorge Luis, representante dos movimentos sociais sintetizou sua fala na importância da participação dos movimentos sociais no desenvolvimento urbano. “Nós que representamos os movimentos temos que ter voz ativa, utilizar esse espaço pra falar e debater as necessidades das cidades”, completou Jorge Luis.

A suplente do presidente do Conselho, Nelma Lisboa deu continuidade aos trabalhos da reunião colocando a Ata da reunião anterior para aprovação de todos, que foi aprovada por unanimidade. Em seguida, Nelma relatou a realização das conferências municipais das cidades, enfatizando o período da realização, o número de municípios que concretizaram o evento e o número de municípios que encaminharam o relatório à Seinfra/Cedurb para validação pela Comissão Estadual Recursal e de Validação “Apenas 13 municípios encaminharam o relatório nos termos do anexo da Resolução nº 5, de 3 de maio de 2016, a Comissão Estadual Recursal e de Validação é formada por seis membros, submetido à apreciação de todos o quórum mínimo de quatro membros para funcionamento da referida Comissão, tendo sido aprovado por todos”, destacou Nelma.

Nelma relatou ainda sobre a participação das instituições nas reuniões dos conselhos e, conforme previsto no Regimento do Conselho, terá necessidade de quatro substituições de representantes do poder público, ponderando sobre o prejuízo para o funcionamento do Conselho, haja vista a proximidade da realização da Conferência Estadual da Cidade. A conselheira propôs a continuidade das atividades, ficando a substituição para posterior à Conferência.

O procurador Ramiro Rockenbach sugeriu o envio de comunicado formal aos membros ausentes questionando tanto o desejo de continuidade da instituição no Conselho quanto à necessidade de indicação imediata de substitutos. O resultado dessa comunicação deverá ser submetido ao Conselho na próxima reunião. Submetido à aprovação do plenário, 16 membros aprovaram a continuidade dos trabalhos, ficando a substituição dos conselheiros faltosos para posterior.
A próxima reunião ficou agendada para quarta-feira, dia 26 de outubro, às 15 horas, na Sala de reuniões da Seinfra.

Por Amanda Melo
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.