Quinta-feira, 27 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 21/10/2016
Seinfra recupera monumento do Caranguejo Gigante na orla
Fotos
Um dos pontos turísticos mais frequentados pelos turistas e moradores de Aracaju, a Orla de Atalaia, possui no inicio da Passarela do Caranguejo uma grande escultura conhecida como o ‘Caranguejo Gigante’ que se tornou uma atração a parte para os turistas e parada obrigatória para fotos de recordação do símbolo da capital de Sergipe.

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) está recuperando a escultura do caranguejo, na praia da Atalaia. A escultura foi instalada em julho de 2014, e desde então, a replica do crustáceo chama atenção não apenas pelo tamanho, mas principalmente pela riqueza de detalhes em toda a sua estrutura.

De acordo com o Secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a recuperação da escultura faz parte das ações desenvolvidas pela Seinfra em alguns patrimônios públicos. “Esta é a terceira manutenção que a Seinfra realiza no caranguejo. A primeira foi quatro meses após a sua instalação, quando ele foi alvo de pichação por parte de vândalos. Por conta do desgaste pela ação do tempo e a falta de zelo de algumas pessoas, desta vez foram feitos reparos nas bases de todas as patas que o sustentam, que se encontrava trincadas, aplicadas placas de fibra em locais que estavam danificados e corroídos, além da pintura”, explica.

O secretário acrescenta que é importante que cada cidadão zele pelo patrimônio coletivo. “Desde que foi instalado no maior ponto turístico da capital, o caranguejo tornou-se um dos maiores símbolos da cidade, tendo o mesmo sido destaque em reportagens sobre turismo em diversos estados do país. Hoje é um dos cartões-postais mais visitados, sendo que a qualquer hora do dia e da noite é possível encontrar pessoas fazendo registros fotográficos ao seu lado. Compete a cada cidadão e também aos turistas zelar pelo monumento, respeitando os limites de acesso, não sentando nas patas ou subindo em sua estrutura”, ressalta.

A escultura
O monumento gigante do crustáceo mede 7,0 metros de comprimento e 2,30 metros de altura, feito de fibra de vidro e pintado com tinta automotiva, a obra é do artesão sergipano Ary Marques Tavares e foi instalada na entrada da Passarela do Caranguejo (principal corredor gastronômico da capital).

A goianiense, Iracema Prado, pela primeira vez em visita à capital, foi conhecer e garantir sua foto na escultura. “Mesmo com a escultura em manutenção fiz questão de tirar a foto, porque é um símbolo muito bonito e que representa a capital. Da pra perceber o zelo com os equipamentos públicos na orla, fiquei encantada com a orla e a passarela do caranguejo, gostei muito de Aracaju”, opina a turista.

A previsão é que na próxima semana seja finalizado a recuperação total do caranguejo.

Amanda Melo
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.