Domingo, 28 de maio de 2017.
Notícias
Atualizada em 18/10/2016
Governo constrói orla em Moita Bonita
Fotos
Com o intuito de oferecer mais uma opção de lazer e garantir comodidade aos moradores e visitantes, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) está construindo uma orla na sede de Moita Bonita, no Território Agreste Sergipano, a 64 km de Aracaju.

A obra recebe investimentos no valor de R$ 1.524.336,99, provenientes do Programa Sergipe Cidades, que é fruto da parceria exitosa entre o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo do Estado, e tem entre outros objetivos, promover o desenvolvimento econômico e social, além de elevar a autoestima da população beneficiada com suas intervenções.

A orla
Tendo a sua entrada principal situada entre a Rodovia SE 170 e a Avenida Euclides Paes Mendonça, a orla possui uma área total de 4.110,76 m². Sua urbanização possui 1600,00 m² de pavimentação em pedra São Domingos, 434,00 m² de pavimentação em concreto desempolado e um deck e guardacorpo de madeira com extensão de 955,00 m² margeando o açude, principal área de lazer da sede municipal, e aplicados 118,00 metros de meio-fio.

A intervenção terá diversos equipamentos de lazer, a exemplo de pergolado, playground onde serão instalados amarelinha, uma escada de cilindros, dois balanços e três gangorras, cinco mesas de concreto com tabuleiros para jogos, cada uma com quatro bancos, também de concreto e ainda espaço para ginástica com cinco equipamentos diferenciados.

Completando o projeto urbanístico, foram construídos 14 bancos de concreto com encosto de madeira, instalados 12 postes de quatro pétalas e 27 postes decorativos, todos estrategicamente distribuídos no espaço. Também serão instaladas 12 lixeiras e foram construídos canteiros onde serão aplicados 4.500 m² de placas de grama verde-esmeralda e plantadas oito palmeiras imperiais e duzentas unidades de plantas, entre elas, ipê-amarelo, arbusto viuvinha, além de outras plantas ornamentais.

Valorização do espaço público
De acordo com o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, muito breve os moradores poderão usufruir da intervenção. “Os profissionais estão finalizando o assentamento do piso do deck, bem como o término do guardacorpo. Concluídos estes serviços, será feita a aplicação do restante das placas de grama e o plantio das palmeiras e plantas ornamentais. Posteriormente serão instalados os brinquedos do playground e os equipamentos de ginástica, de modo que o percentual já chega a 85% de conclusão”, afirma.

Ele acrescenta que a orla será motivo de orgulho para a população. “A maioria dos municípios do interior são limitados em espaços de lazer. Ao edificar esta orla seguindo as normas vigentes, assim como construiu uma outra às margens do Rio São Francisco, no município de Gararu, o Governo do Estado implanta um projeto que além de valorizar o espaço público, assegura o bem-estar dos moradores, possibilita uma nova opção de entretenimento e agrega valor aos imóveis nas imediações”, ressalta.

Moradora da casa de número 20 da Rua João Rodrigues, a outra via pública que dá acesso à orla, Maria Terezinha Góes, afirma que a obra está deixando os moradores ansiosos. “Para falar a verdade, moro aqui há 33 anos e nunca imaginei que pudesse ver aquele espaço abandonado se transformar em um lugar tão bonito. Vai ser muito bom porque as crianças terão um lugar a mais para brincar, gente idosa como eu pode ir pra lá de manhã cedo e nos finais de tarde e, quem gosta de fazer atividades vai ter um local ideal, sem contar que aquela região do açude ficará ainda mais bonita. Tantos as crianças quanto nós adultos, não vemos a hora de ela ficar pronta”, declara a dona de casa de 60 anos.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.