Sábado, 29 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 04/10/2016
Nova alça do viaduto do Detran está 60% concluída
Fotos
Condutores que transitam pela Avenida Tancredo Neves, precisamente, nas imediações do Detran, constatam o avanço da construção da nova alça do viaduto Manoel Celestino Chagas. Edificada paralela a uma das principais vias de Aracaju, ela será o acesso principal entre a Avenida Tancredo Neves e o início da interligação das avenidas Augusto Franco (Rio de Janeiro) e Gasoduto, terá pista de 8,8 metros de largura e vão de 223,09 metros de extensão.

Executada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com o Departamento Estadual da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (DER/SE), a obra recebe investimentos de R$ 40.184.425,70 oriundos do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte), e já se configura como uma das mais importantes já construídas na capital e que será crucial para o melhoramento da mobilidade urbana, uma vez que facilitará o acesso a alguns bairros da zona sul, à região das praias e à zona de expansão.

O andamento dos serviços
Segundo o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, os serviços seguem o cronograma estabelecido. “No canteiro central, ponto de partida para a interligação entre as avenidas, já concretamos dois dos cinco vãos que compõem a nova alça, estamos iniciando a construção das barreiras (guarda rodas), bem como dando continuidade a protensão das vigas prémoldadas (tecnologia cuja finalidade é dar ao concreto maior resistência à tração em estruturas desse tipo), o que já confere a 60%”, explica.

Ele ressalta que a celeridade também está sendo mantida nas outras duas frentes de serviços. “No trecho em frente aos condomínios residenciais situados à margem da antiga linha férrea, prossegue a execução da rede de drenagem (implantação de manilhas, boca de lobo e galerias). Já nas proximidades do Rio Poxim, onde serão construídas duas pontes, foram cravadas 34 das 131 estacas metálicas, está sendo construída a provisória de madeira para a cravação das estacas no fundo do rio”, detalha.

Valmor Barbosa acrescenta que a obra já pode ser considerada uma das mais modernas já executadas em Sergipe. “Nos últimos dois anos o Governo de Sergipe vem implantando um conjunto de ações para a melhoria da mobilidade urbana sem precedentes e só vista nas capitais de médio e grande porte. Construímos a ampliação do sistema viário no entorno do Aeroporto Santa Maria, concluímos a nova entrada de Aracaju que interligará à BR 235 à Avenida Santa Gleide, estamos finalizando o Sistema Viário do Centro Administrativo, segue em execução a duplicação da Avenida Euclides Figueiredo, o binário das Avenidas Euclides Figueiredo e Tancredo Campos, a urbanização da Avenida João Rodrigues, sem contar na pavimentação granítica e asfáltica de 16 vias no Loteamento Santa Tereza, modificando completamente o Bairro Industrial, o que só comprova o compromisso do Executivo Estadual não apenas em facilitar o escoamento do tráfego, mas principalmente, em promover o bem-estar dos aracajuanos”, enfatiza.

Por: Alex Santiago / Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.