Domingo, 30 de abril de 2017.
Notícias
Atualizada em 22/09/2016
Proinveste: obras do Centro Administrativo estão em fase final
Fotos
O Governo de Sergipe por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) e o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), está finalizando os serviços no Sistema Viário do Centro Administrativo Governador Augusto Franco, na Zona Oeste de Aracaju.

Tendo investimentos no valor de R$ 18.726.873,43, oriundos do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados (Proinveste), a obra que contribuirá significativamente para a mobilidade urbana na região consiste em um moderno sistema viário cujo propósito é facilitar o acesso às repartições do centro administrativo, encurtar as distâncias para quem se desloca da BR 235 e da Avenida Tancredo Neves para a Avenida Marechal Rondon, bem como no sentido oposto.

O estágio da obra
De acordo com o Secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, os trabalhos estão na reta final. “Diariamente 15 profissionais trabalham na construção das calçadas da Avenida Dr. Carlos Cruz, cujos trabalhos já estão próximos dos 50%. Posteriormente será aplicada a última camada de asfalto e por último serão implantadas as sinalizações vertical e horizontal, o que provavelmente será concluído nas próximas semanas”, explica.

Ele acrescenta que os benefícios da obra são inúmeros. “Além de contribuir para a melhoria do tráfego naquela região e reduzir o tempo de deslocamento entre algumas vias expressas da capital, sobretudo nos horários de pico, a duplicação da avenida principal e a criação de novas ruas e rótulas, facilitará o acesso de funcionários e usuários dos serviços públicos aos diversos órgãos estaduais e federais ali existentes, bem como às futuras instalações do Hospital do Câncer, do Centro Especializado em Reabilitação para Deficientes (CER-4), e do Ministério Público Federal, o que reforça os avanços na mobilidade urbana de Aracaju implantados pelo governador Jackson Barreto nos últimos dois anos”, frisa.

O sistema viário
Dividido em 18 eixos, os serviços executados no novo sistema viário corresponderam à restauração conforme sua concepção inicial, recuperação do sistema de iluminação, execução de sistema de drenagem, pavimentação nas vias existentes, bem como implantação de novas ruas, avenidas, acessos e rotatórias, além da execução de sistema de drenagem, cuja extensão total se aproxima de 11 km.

O meio-fio foi implantado onde se fez necessário, e, pelo fato de alguns trechos da região possuírem declives acentuados, em todo o complexo viário foram executados os serviços de drenagem celular e tubular, poços de visitas e caixas coletoras, facilitando assim o escoamento das águas pluviais em períodos chuvosos.

As Avenidas Dr. Carlos Cruz, A, C, D e G1 agora possuem nove metros de largura e dois metros de passeio em cada lado, enquanto nos demais eixos e ruas, as pistas variam entre 7 e oito metros. Para deixar o aspecto do sistema viário mais bonito e humanizado, nas margens da maioria delas foram plantadas sementes da grama brachiaria decumbens, que é apropriada para o tipo de solo da área.

Por: Alex Santiago
Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.