Quarta-feira, 24 de maio de 2017.
Notícias
Atualizada em 15/09/2016
Seinfra recupera equipamentos urbanos da Orla de Atalaia
Fotos
Zelar pela manutenção e conservação do patrimônio público são ações executadas regularmente pelo Executivo Estadual em diversas intervenções. Por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), o Governo de Sergipe está finalizando a recuperação de alguns equipamentos urbanos na Orla de Atalaia, na Zona Sul da capital.

Na Avenida Santos Dumont, no trecho entre o Centro de Cultura e Arte J. Inácio até a Passarela do Caranguejo, 45 profissionais se revezam diariamente nos serviços de varrição, coleta de lixo, manutenção de todo o projeto paisagístico, reparos elétricos e hidráulicos, manutenção e substituição de lâmpadas, luminárias, refletores, quadros elétricos e cabeamento danificados, cuidados técnicos com as duas fontes luminosas, limpeza dos lagos e alimentação das aves que o habitam.

Segundo o Secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, os serviços de recuperação contemplaram três pontos distintos. “Executamos reparos e realizamos a soldagem e pintura de alguns brinquedos instalados no Mundo Maravilhoso da Criança, a exemplo do castelo, gangorra, balanços, gira gira e escorregadeira, bem como no parquinho próximo à Passarela do Caranguejo, onde também fizemos a soldagem e estamos finalizando a pintura nos balanços, nas duas gangorras e no labirinto”, equipamentos que além de sofrerem o desgaste pela ação do tempo, foram alvos de vandalismo, detalha.

Ele acrescenta que outro equipamento já recuperado é a passarela de madeira localizada em frente aos Arcos que dá acesso à praia. “Vândalos arrancaram um terço do guarda-corpo da passarela quebrando dezenas de travessas (parte de sustentação entre a base paralela ao piso e ao corrimão). Reconstruímos todas elas, substituímos outras danificadas, reforçamos os parafusos em outras bem como fizemos a troca de algumas tábuas do piso”, explica.

O secretário diz ainda que o governo não mede esforços na periodicidade regular da manutenção, porém, muitas vezes não consegue alcançar o ritmo das depredações.“Devido aos constantes atos de vandalismo (pichações, destruição de bancos de concreto, coqueiros e outros equipamentos), as despesas com a manutenção de toda a área da Orla sob nossa responsabilidade, que corresponde a 6 km de extensão, e antes se aproximavam dos R$ 150 mil mensais, nos últimos meses estão atingindo cerca de R$ 200 mil”, ocasionando despesas ao erário além do previsto”, frisa.

Por: Alex Santiago// Fotos: Jorge Reis
 
 
Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano - Seinfra
Rua Vila Cristina, 1051 - Bairro São José - Aracaju/SE - CEP: 49020-150
PABX: (79) 3198-5300 / Email: gabinete@seinfra.se.gov.br
© 2016 Seinfra. Todos os direitos reservados.